Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Pedido de Lula à China para ajudar na regulação das redes sociais acirra temor de censura e trava debate no Congresso

Pedido de Lula à China para ajudar na regulação das redes sociais acirra temor de censura e trava debate no Congresso


A iniciativa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de pedir ao governo chinês apoio para discutir a regulamentação das redes sociais no Brasil provocou irritação e desconfiança no Congresso Nacional, conforme revelou o Estadão. Longe de contribuir para o avanço do tema, o gesto — feito durante um jantar reservado com o presidente Xi Jinping — tende a dificultar ainda mais qualquer tentativa de articulação legislativa.

Banner Hair Cap 300 x 250

Banner Seguro Veículo 300×250

Banner 2 Ebooks 300 x 250

A conversa, que só veio a público por meio de vazamento, acabou sendo confirmada por Lula após o retorno da comitiva presidencial da China. O presidente admitiu que solicitou a Xi o envio de um especialista de confiança para ajudar o Brasil a lidar com o que classificou como “os absurdos que as redes sociais cometem”. Segundo Lula, o líder chinês respondeu que o Brasil tem pleno direito de regulamentar ou até banir plataformas — como o TikTok, alvo central da conversa.

“Não é possível a gente continuar com as redes sociais cometendo os absurdos que cometem, e a gente não ter a capacidade de fazer uma regulamentação”, disse Lula, após o episódio vir a público.

A falta de transparência sobre o encontro e a participação da primeira-dama Janja da Silva no tema — que, segundo relatos, também teria criticado o TikTok — alimentaram suspeitas de intenção de censura, especialmente entre parlamentares da oposição e setores da sociedade civil que defendem a liberdade de expressão.

O cenário se complica porque o histórico do PT sobre o tema contribui para o desgaste. Nos governos anteriores de Lula e Dilma, o partido já havia pressionado pela criação de um marco regulatório da comunicação, o que sempre foi visto como tentativa de controle da mídia. Em fevereiro deste ano, Lula voltou a gerar ruído ao defender, num discurso confuso, a regulação da “imprensa digital”, o que levou a Secretaria de Comunicação Social do Planalto a correr para esclarecer que se referia a plataformas e redes sociais, e não à mídia jornalística.

A movimentação do presidente junto ao governo da China — notório por práticas de censura e controle da informação — foi recebida no Congresso como um sinal negativo. Parlamentares ouvidos pelo Estadão afirmam que a associação do debate com um regime autoritário complica a articulação de qualquer proposta legítima sobre o tema.

“Ao recorrer à ditadura de Xi Jinping para tratar do assunto, o petista aumenta a desconfiança entre congressistas sobre o real interesse do governo”, afirma a publicação.

O projeto de lei das Fake News, principal iniciativa sobre regulação digital, foi engavetado em 2023, diante da falta de consenso. Uma nova proposta da oposição, apresentada por Silas Câmara (Republicanos-AM) e Dani Cunha (União Brasil-RJ), chegou a ganhar apoio parcial do governo, mas também não avançou na Comissão de Educação, onde ainda aguarda relator.

Além disso, o presidente da Câmara, Hugo Motta, não sinalizou qualquer intenção de desengavetar a pauta — especialmente agora, em meio a mais um episódio de desconfiança entre o Planalto e o Legislativo.

O jantar com Xi Jinping, em vez de criar pontes para o debate, ampliou a cisma entre o governo e o Congresso, que já se mostrava reticente sobre projetos relacionados à moderação de conteúdo online. Na viagem de volta ao Brasil, aliados de Lula relataram um “clima de desconfiança total” entre os ministros da comitiva, especialmente após o vazamento da conversa sigilosa.



Link da fonte aqui!

Portal de Notícias da Paraíba, Nordeste e Brasil
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.