Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Saúde da Paraíba promove Marcha da Luta Antimanicomial e reúne usuários e profissionais da Rede de Atenção Psicossocial — Governo da Paraíba

Saúde da Paraíba promove Marcha da Luta Antimanicomial e reúne usuários e profissionais da Rede de Atenção Psicossocial — Governo da Paraíba


A Semana Estadual da Luta Antimanicomial, promovida pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Gerência Operacional de Atenção Psicossocial (Goap), contou nessa sexta-feira (16) com a realização da Marcha da Luta Antimanicomial, que reuniu centenas de usuários da Rede de Atenção Psicossocial (Raps), profissionais, gestores municipais e representantes da sociedade civil no Parque Solon de Lucena, em João Pessoa. 

A programação segue na próxima quarta-feira (21), com atividade formativa voltada para gestores e trabalhadores dos Caps III (atende prioritariamente pessoas em intenso sofrimento psíquico decorrente de problemas mentais graves e persistentes) e CAPS Ad III (atende adultos, crianças e adolescentes com sofrimento psíquico intenso e necessidades de cuidados clínicos contínuos) da Paraíba, conduzida por João Mendes Lima Júnior, coordenador-geral de Desinstitucionalização e Direitos Humanos do Ministério da Saúde.

Com caravanas vindas de diversos municípios – como João Pessoa, Conde, Umbuzeiro, Bayeux, Santa Rita, Itabaiana, Mamanguape, Jacaraú, Serraria e Solânea -, o ato reafirmou o compromisso com o cuidado em liberdade e o direito à cidadania plena para pessoas com sofrimento psíquico.

O evento marcou o encerramento das atividades presenciais da XVI Semana Estadual da Luta Antimanicomial, que desde 2011 reforça a importância da assistência em saúde mental centrada no território e no vínculo com a comunidade. Em edições anteriores, como a de 2024, a Paraíba já havia se destacado como o estado com maior número de Centros de Atenção Psicossocial (Caps) por 100 mil habitantes, com 125 unidades distribuídas pelo estado – reflexo do esforço contínuo pela regionalização do cuidado.

Segundo a gerente operacional de Atenção Psicossocial da SES, Iaciara Mendes, a marcha representa o momento mais simbólico da mobilização. “Esse momento da marcha é o ápice da Semana da Luta Antimanicomial. É quando a gente se reúne com os municípios que têm Caps, que vêm com caravanas, ônibus, e se somam a nós para reforçar o cuidado em liberdade e o trabalho que já realizam nos territórios. É um momento em que os usuários vão à rua, fazem apresentações culturais, têm voz no microfone. É dar cara ao Dia da Luta Antimanicomial”, destacou.

A mobilização também contou com manifestações culturais, falas dos usuários e ações de sensibilização. Ainda assim, os desafios persistem, principalmente quanto ao apoio logístico para ampliar a participação dos municípios. “Ainda falta muito apoio no que diz respeito ao transporte dos usuários. Muitos municípios querem vir, mas dependem de apoio local para garantir o deslocamento com segurança. E o que reforçamos desde 2011 é que o cuidado precisa ser regionalizado, precisa acontecer próximo à casa, à família, à realidade do usuário”, pontuou Iaciara.

A luta antimanicomial, iniciada no Brasil nos anos 1980 e consolidada pela Lei 10.216/2001 (Lei Paulo Delgado), propõe substituir o modelo hospitalocêntrico por uma rede de serviços comunitários, como os Caps, as Residências Terapêuticas e as Unidades de Acolhimento. A proposta é assegurar cuidado em liberdade, com respeito aos direitos humanos.

“O que nos mantém de pé é a crença no que fazemos. Acreditamos que o cuidado prestado no território é mais integral. Ele transforma o usuário em cidadão, alguém que pode acessar não só os serviços da saúde mental, mas da educação, da assistência social, da habitação, da segurança. É reconhecer essa pessoa como um todo”, concluiu a gerente.

A Marcha deste ano reafirmou esse compromisso coletivo com uma política pública que coloca o ser humano no centro – livre, presente e participante do seu território.

 





Link da fonte aqui!

Portal de Notícias da Paraíba, Nordeste e Brasil
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.