Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Petrobras reassume fábricas de fertilizantes na Bahia e em Sergipe após paralisação e promete retomada da produção

Petrobras reassume fábricas de fertilizantes na Bahia e em Sergipe após paralisação e promete retomada da produção


A Petrobras confirmou nesta sexta-feira (24) que firmou acordo para reassumir o controle das fábricas de fertilizantes nitrogenados em Camaçari (BA) e Laranjeiras (SE), unidades paralisadas desde 2023 e anteriormente arrendadas à Proquigel, subsidiária da Unigel. A estatal informou que o acerto tem como objetivo encerrar litígios com a empresa privada e viabilizar a retomada da produção, considerada estratégica para o suprimento nacional de fertilizantes. O Brasil importa cerca de 80% dos fertilizantes que consome, e a dependência externa é vista como um dos gargalos da agricultura brasileira.

Banner Hair Cap 300 x 250

Banner Seguro Veículo 300×250

Banner 2 Ebooks 300 x 250

O acordo ainda precisa ser homologado pelo Tribunal Arbitral, mas a Petrobras já planeja abrir licitação para contratar serviços de operação e manutenção das duas plantas industriais. Juntas, elas têm capacidade para produzir 3,1 mil toneladas diárias de ureia, além de amônia, gás carbônico e derivados. A operação se alinha ao novo plano de negócios da estatal, que prevê integração da produção de fertilizantes à cadeia de gás natural como parte da estratégia de transição energética.

A medida foi comemorada por entidades sindicais. A Federação Única dos Petroleiros (FUP) estima a criação de até 2,4 mil empregos diretos e indiretos com a reativação das fábricas e projeta que a produção pode ser retomada a partir de outubro. A decisão reforça a postura da nova presidente da estatal, Magda Chambriard, que defende o fortalecimento da produção local como forma de reduzir vulnerabilidades econômicas e estratégicas. A iniciativa segue o movimento iniciado com a reativação da unidade Araucária Nitrogenados (Ansa), no Paraná, em 2023, após anos de inatividade.



Link da fonte aqui!

Portal de Notícias da Paraíba, Nordeste e Brasil
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.