Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Humberto Costa celebra queda da inflação e avanço do PIB — Senado Notícias

Humberto Costa celebra queda da inflação e avanço do PIB — Senado Notícias


O senador Humberto Costa (PT-PE), em pronunciamento no Plenário nesta segunda-feira (26), rebateu críticas sobre a condução da economia. Ele afirmou que os resultados mostram um cenário de crescimento. Citou que, apesar das previsões negativas, o país mantém expansão econômica, com inflação controlada e geração de empregos. O senador também afirmou que a política econômica do governo Lula combina responsabilidade fiscal, crescimento e inclusão social.

— Todo dia o nosso governo dá um susto no mercado. Queda da inflação surpreende analistas, bolsa supera expectativas e fecha em alta. Deve ser muito duro para esse pessoal apostar contra o Brasil o tempo inteiro, quando o país tem um presidente como o Lula, cujo compromisso com as agendas fiscal e econômica são inarredáveis, ao mesmo tempo que são indissociáveis da agenda social — avaliou.

Humberto ressaltou que, apesar das previsões pessimistas, o país segue em trajetória de expansão. Dados divulgados pelo Banco Central mostram crescimento de 1,3% no primeiro trimestre, acumulando seis trimestres consecutivos de alta no Produto Interno Bruto (PIB). O setor agropecuário registrou avanço expressivo de 6,1%, acompanhado de crescimento na indústria e nos serviços.

— Para quem quer cortar programas sociais e congelar o salário mínimo, deve ser muito surpreendente mesmo ver o sucesso continuado de um modelo que prioriza a inclusão social, o fortalecimento do mercado interno e a responsabilidade fiscal — destacou.

O parlamentar também chamou atenção para a queda da dívida pública, que recuou para 75,9% do PIB — patamar inferior ao herdado do governo anterior. Citou ainda a valorização da bolsa, que ultrapassou os 140 mil pontos, e o avanço no mercado de trabalho. Segundo ele, o país vive uma situação de quase pleno emprego, com aumento da renda média e crescimento do consumo das famílias, impulsionado por políticas de crédito e pela valorização real do salário mínimo.

— A política econômica do presidente Lula não é apenas um exercício de números, mas de compromisso [firme] com a justiça social. E tudo isso a despeito da extorsiva Selic, que muitos defendem como necessária para conter a inflação, mas que tunga muito do nosso potencial econômico, do nosso crescimento e castiga a nossa dívida pública com juros tão altos, um dos mais altos do planeta. Independentemente dela, o governo segue firme na construção de um ambiente econômico estável e favorável à produção, ao emprego e ao bem-estar — concluiu.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)



Link da fonte aqui!

Portal de Notícias da Paraíba, Nordeste e Brasil
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.