Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

URGENTE: PGR pede abertura de inquérito contra Eduardo Bolsonaro por “atuação nos EUA contra autoridades brasileiras”

URGENTE: PGR pede abertura de inquérito contra Eduardo Bolsonaro por “atuação nos EUA contra autoridades brasileiras”


A Procuradoria-Geral da República (PGR) solicitou nesta semana ao Supremo Tribunal Federal (STF) a abertura de inquérito para investigar o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) por suposta atuação nos Estados Unidos com o objetivo de intimidar autoridades brasileiras e interferir no andamento de investigações contra seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro, e aliados do núcleo bolsonarista.

Banner Hair Cap 300 x 250

Banner Seguro Veículo 300×250

Banner 2 Ebooks 300 x 250

O pedido, no entanto, chama atenção não apenas pelo conteúdo, mas pelo tom político adotado pela PGR, que passou a fazer interpretações mais amplas de manifestações públicas do parlamentar. Com base em declarações à imprensa americana e postagens em redes sociais, a Procuradoria afirma que Eduardo teria buscado apoio de lideranças internacionais para pressionar o Supremo, o Ministério Público e agentes de investigação brasileiros.

“Há um manifesto tom intimidatório para os que atuam como agentes públicos, de investigação e de acusação, bem como para os julgadores na Ação Penal, percebendo-se o propósito de providência imprópria contra o que o sr. Eduardo Bolsonaro parece crer ser uma provável condenação”, diz um trecho do documento.

A PGR sustenta que a iniciativa do deputado, atualmente em licença do mandato e residindo nos EUA desde fevereiro, tem por objetivo criar constrangimento institucional às autoridades brasileiras. Segundo o órgão, haveria uma articulação para fomentar sanções internacionais contra membros do Judiciário, caracterizando uma tentativa de interferência no curso regular da Justiça.

Na argumentação, o Ministério Público vai além e solicita que o STF autorize a tomada de depoimento de Jair Bolsonaro, alegando que o ex-presidente é o beneficiário direto da conduta do filho. A Procuradoria menciona, inclusive, que Bolsonaro teria declarado ser o responsável pelo custeio da permanência de Eduardo nos Estados Unidos — o que, segundo o órgão, reforçaria o vínculo entre pai e filho na suposta tentativa de obstrução.

Aliados de Eduardo classificam o pedido como tentativa de criminalizar o discurso de oposição fora do país e destacam que o parlamentar não teve acesso a nenhum tipo de documento sigiloso nem promoveu, até o momento, ações jurídicas ou diplomáticas concretas contra autoridades brasileiras.

O STF ainda não se manifestou sobre o pedido da PGR.



Link da fonte aqui!

Portal de Notícias da Paraíba, Nordeste e Brasil
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.