Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Comissão aprova uso de recursos do Fundo de Meio Ambiente em projetos de bem-estar animal – Notícias

Comissão aprova uso de recursos do Fundo de Meio Ambiente em projetos de bem-estar animal – Notícias


02/06/2025 – 16:01  

Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

Laiola: medida se alinha a princípios éticos e ambientais contemporâneos

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 257/25, do deputado Delegado Bruno Lima (PP-SP), que inclui o bem-estar animal entre as prioridades de aplicação dos recursos do Fundo Nacional de Meio Ambiente (Lei 7.797/89).

A proposta busca direcionar recursos para projetos que promovam a proteção e o bem-estar animal e combatam maus-tratos, abandono e exploração, com ênfase na preservação de espécies nativas, proteção de habitats e campanhas de conscientização sobre direitos e proteção dos animais.

O relator, deputado Delegado Matheus Laiola (União-PR), recomendou a aprovação da proposta. Ele disse que a medida fortalecerá políticas públicas voltadas à proteção animal, alinhando-se a princípios éticos e ambientais contemporâneos.

“A proteção e o bem-estar dos animais são fundamentais também por seu impacto direto na saúde pública e na conservação ambiental”, afirmou Laiola. “O abandono e os maus-tratos a animais podem resultar na disseminação de doenças zoonóticas e na degradação dos ecossistemas.”

Ponto semelhante em outro projeto
Em abril passado, a Câmara aprovou o Projeto de Lei 3469/24, do deputado José Guimarães (PT-CE), que, entre outros pontos, também altera a lei do Fundo Nacional do Meio Ambiente para destinar recursos para projetos de proteção e manejo populacional de cães e gatos em municípios que tenham aderido ao Programa Nacional de Proteção e Manejo Populacional Ético de Cães e Gatos.

A proposta de Guimarães aguarda agora análise dos senadores.

Próximos passos
O projeto de Delegado Bruno Lima tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pelas comissões de Finanças e Tributação e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para virar lei, a medida precisa ser aprovada pelos deputados e pelos senadores.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

Reportagem – Noéli Nobre
Edição – Ana Chalub



Link da fonte aqui!

Portal de Notícias da Paraíba, Nordeste e Brasil
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.