Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Comissão aprova permissão para converter multa de empresa de telecomunicações em investimento em infraestrutura – Notícias

Comissão aprova permissão para converter multa de empresa de telecomunicações em investimento em infraestrutura – Notícias


03/06/2025 – 13:00  

Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados

Soares: proposta é solução viável para acelerar os investimentos em telecomunicações

A Comissão de Comunicação da Câmara dos Deputados aprovou projeto que permite à prestadora de serviço de telecomunicações solicitar à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) que a multa aplicada seja convertida em obrigações de investimento em infraestrutura. Para isso deverá ser celebrado um termo de ajustamento de conduta com o cronograma físico-financeiro dos investimentos. 

O descumprimento dos investimentos pela prestadora de serviço poderá implicar em penalidades, conforme regulamentação.

A proposta altera a Lei Geral de Telecomunicações (LGT), que prevê multa de até R$ 50 milhões por infração.

Mudanças no texto original
O texto aprovado é o substitutivo do relator, deputado David Soares (União-SP), ao Projeto de Lei 4225/20, do ex-deputado
 Marcelo Brum (RS), e ao PL 799/23, apensado. O projeto original trata apenas das empresas de telefonia celular, o parecer de Soares estende as alterações a todas as operadoras de interesse coletivo.

“Não faz sentido oferecer o benefício às empresas de celular e não oferecer o mesmo para banda larga fixa e TV por assinatura, só para citar dois exemplos”, observou o relator. 

Soares lembra que a Lei 13.879/19 autoriza a conversão das concessões de telecomunicações originalmente outorgadas em autorizações, desde que a prestadora dos serviços de telecomunicações assuma determinados compromissos de investimentos.

“A partir dessa experiência, avaliamos que essa proposta se apresenta como uma solução viável e permanente para acelerar o atendimento da forte demanda por investimentos em telecomunicações no Brasil”, disse. 

Próximos passos
A proposta será analisada em caráter conclusivo pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para virar lei, tem que ser aprovada pela Câmara e pelo Senado Federal.

Reportagem – Lara Haje
Edição – Natalia Doederlein



Link da fonte aqui!

Portal de Notícias da Paraíba, Nordeste e Brasil
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.