Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Jovem de 19 anos, internada com doença rara no Hospital Metropolitano, é levada para ver o mar, em JP

Jovem de 19 anos, internada com doença rara no Hospital Metropolitano, é levada para ver o mar, em JP


Uma jovem de 19 anos de idade, que está internada com uma doença rara no Hospital Metropolitano, em Santa Rita, foi levada pela equipe da unidade para ver o mar na última quinta-feira (29).

Conforme observou o ClickPB, Maria Eduarda é da cidade de Caiçara, no Brejo da Paraíba, e está internada na UTI neurológica da unidade há meses. Seu desejo era sair do Hospital para um passeio e contemplar o mar da Grande João Pessoa.

Diagnosticada com uma condição rara, a porfiria (doença rara que surge devido a um defeito na produção da hemoglobina), Maria Eduarda chegou ao hospital com suspeita de encefalite, após crises convulsivas.

Foto: Secom-PB

O caso mobilizou uma rede de médicos, especialistas e voluntários. “Foram feitos inúmeros exames e, por muito tempo, ninguém conseguia fechar o diagnóstico. Só depois de muito esforço e com apoio de uma geneticista, conseguimos entender o que ela tinha”, explicou Lindinalva Vitoriano, coordenadora de enfermagem da UTI neurológica.

Segundo o neurologista Alex Ronald, que acompanha a paciente de perto, o avanço no tratamento foi nítido após o início da medicação correta. “As primeiras administrações já mostraram melhora. Embora ainda traqueostomizada e com déficit de força, ela recuperou a parte cognitiva. Passamos a conversar, interagir, criar laços. Eu prometi a ela que toda quinta a levaria para passear pelos corredores”, contou Alex.

O neurologista relatou ainda que, em um dos passeios pelo hospital, a jovem externou a sua vontade de passear de carro. “A primeira coisa que pensei foi em colocá-la no meu carro e sair dirigindo, mas claro que não era possível. Falei com a coordenadora, Lidinalva, que foi atrás da autorização e estrutura. E conseguimos”, relata o médico, emocionado.

ywAAAAAAQABAAACAUwAOw==
Foto: Secom-PB

Após saber que seu desejo seria realizado, Maria Eduarda comemorou e disse que “esse passeio era o único presente que eu queria nesse momento. Estou muito feliz e emocionada”. Ela só não esperava que o passeio seria até a praia com direito a tomar água de coco.

A emoção também contagiou a família. A prima da paciente, Eloiza Pereira, acompanhou a saída da jovem da UTI e celebrou o gesto: “Achei até chique sair com ela para esse passeio. Ela melhorou muito. Antes era só uma visita rápida, agora a gente espera que logo ela desça para a enfermaria. Queremos estar mais perto, cuidar, acompanhar cada passo dessa recuperação”.

Para a diretora do Metropolitano, Louise Nathalie, o momento foi muito mais do que um simples passeio, foi um marco. “O que é simples para nós, é um evento para ela. É um momento de respiro, de esperança, de renovo. Humanizar é isso: ver o paciente como um todo, com alma, com desejo de viver. Maria Eduarda segue em tratamento, mas agora com mais força e mais razões para acreditar que a cura também passa pela emoção”, ressaltou a diretora.


Post Views: 65



Link da fonte aqui!

Portal de Notícias da Paraíba, Nordeste e Brasil
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.