Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

MPF apura fala de Janja sobre TikTok após representação de Nikolas Ferreira

MPF apura fala de Janja sobre TikTok após representação de Nikolas Ferreira


O Ministério Público Federal (MPF) abriu um procedimento para investigar a conduta da primeira-dama Janja Lula da Silva, após uma representação apresentada pelo deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG). O caso está relacionado a declarações feitas por Janja durante uma reunião com o presidente da China, Xi Jinping, nas quais teria sugerido maior controle sobre conteúdos do TikTok no Brasil.

Banner Hair Cap 300 x 250

Banner Seguro Veículo 300×250

Banner 2 Ebooks 300 x 250

A denúncia foi registrada como “notícia de fato” e está sob análise da procuradora da República Luciana Oliveira, no Distrito Federal. Caberá a ela decidir se a manifestação avança para uma investigação formal.

Na representação, Nikolas alega que a fala da primeira-dama viola a Constituição Federal por sugerir uma interferência estrangeira na regulação de plataformas digitais brasileiras. “Janja afrontou a Constituição, a liberdade de expressão e a soberania nacional ao pedir ao governo da China que interfira no controle de conteúdos do TikTok no Brasil”, argumentou o parlamentar.

O episódio repercutiu nas redes sociais e foi citado por opositores do governo como tentativa de censura, alimentando um discurso já presente contra a proposta de regulação das plataformas digitais por parte do Executivo.

Em nota, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, saiu em defesa da primeira-dama. Segundo ele, a fala foi mal interpretada. “O objetivo da fala foi alertar para os riscos que o TikTok pode representar para crianças e adolescentes. Não houve qualquer pedido de censura ou intervenção direta”, afirmou o chanceler.

A declaração de Janja ocorreu no contexto de um jantar oficial com autoridades chinesas, no qual foram debatidos temas ligados à cooperação digital. Ainda segundo interlocutores do Itamaraty, não houve formalização de qualquer sugestão à parte chinesa.

Em maio, ao participar de um podcast, Janja chegou a elogiar o modelo chinês de controle das redes sociais, o que também gerou forte reação pública e mobilizou a oposição.

O Planalto não comentou oficialmente o procedimento até o fechamento desta edição.



Link da fonte aqui!

Portal de Notícias da Paraíba, Nordeste e Brasil
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.