Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

ALPB celebra 15 anos do curso de Serviço Social da UFCG de Sousa

ALPB celebra 15 anos do curso de Serviço Social da UFCG de Sousa


Notícias

Publicado em 4 de junho de 2025 às 13:11

No chão árido do Sertão, floresce há 15 anos um curso que forma agentes da transformação social. No campus de Sousa da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), o curso de Serviço Social celebrou, em sessão solene, na manhã desta quarta-feira (4), uma trajetória marcada por compromisso ético, protagonismo regional e paixão pela justiça.

A soleniodade, realizada no auditório do Centro de Ciências Jurídicas e Sociais da UFCG, foi promovida pela deputada estadual e professora Cida Ramos (PT), da Assembleia Legislativa da Paraíba. A parlamentar, que é referência nacional na área da assistência social, destacou a relevância do curso na luta contra as desigualdades históricas que ainda marcam o Estado.

“Meu coração se enche de esperança quando eu vejo a mobilização, a organização de estudantes, professores e servidores em ação. O Serviço Social é um curso que trata das questões sociais. E a Paraíba é repleta de desigualdades sociais. Nós temos um Estado que cresce mais do que a média do Nordeste. Entretanto, nós ainda temos a questão da distribuição de renda, que é um desafio grande. E o curso de Serviço Social atua exatamente nessas questões”, afirmou.

Cida Ramos também ressaltou o simbolismo da presença do Poder Legislativo no interior do Estado, aproximando-se ainda mais da população. “Poder estar hoje aqui como professora, como deputada, é uma honra. E a Assembleia da Paraíba, ela sai da Capital do Estado e vem para o Sertão fazer essa comemoração próximo do povo. A Assembleia vem para dizer: onde tiver um cidadão, a Assembleia chega junto”, completou a parlamentar, sendo aplaudida pelo público presente.

Ainda na sessão de comemoração dos 15 anos do Curso de Serviço Social, a professora Tatiana Raulino, coordenadora do curso, destacou a importância da formação para a cidade, a região e todo o Estado da Paraíba, ressaltando que o curso tem cumprido um papel essencial ao formar profissionais capacitados para atuar nas mais diversas políticas públicas.

“O curso de Serviço Social tem demonstrado a sua importância a partir da inserção de profissionais nas diversas políticas públicas e também na prestação de diversos serviços. A gente tem buscado estar alinhado com as diretrizes gerais da nossa profissão, com o Conselho Federal, com a Associação Brasileira de Ensino, e os docentes e discentes que compõem o curso têm buscado aprimorar cada vez mais o processo de conhecimento através do ensino, da pesquisa e da extensão que nós temos buscado oferecer aqui dentro”, afirmou a professora.

ywAAAAAAQABAAACAUwAOw==

DESENVOLVIMENTO REGIONAL

A celebração não apenas rememorou a história do curso, como também reafirmou seu papel estratégico no desenvolvimento regional. Laiana Marques, assistente social formada pela primeira turma do curso, expressou profunda emoção ao relembrar sua trajetória. “Pouco se conhecia sobre a profissão no Sertão. Quando surgiu a oportunidade de estudar na minha própria cidade, fui entender o que era o Serviço Social e me apaixonei logo no início”, contou. Laiana hoje atua como servidora na mesma instituição em que se formou, destacando o orgulho e a responsabilidade de retribuir à sociedade tudo o que recebeu durante sua formação.

O professor Eduardo Jorge, advogado e coordenador da unidade acadêmica do campus, ressaltou o compromisso social e ético que norteia a formação dos futuros profissionais. “Nós formamos pessoas preparadas para enfrentar um mundo onde há violência e discriminação. O assistente social é um intermediador das necessidades sociais da população, e esse papel é essencial”, afirmou. Ele também destacou a excelência do corpo docente: cerca de 90% dos professores do curso possuem doutorado, fruto de uma política institucional voltada à qualificação e atualização contínua.

O diretor do Campus de Ciências Jurídicas, o professor Jardel de Freitas Soares, destacou a relevância histórica e social da formação acadêmica. Ele, que foi um dos fundadores do curso, ressaltou o papel transformador da graduação para a região do Sertão paraibano. “Esse é um momento de grande honra, de grande júbilo pelos 15 anos do curso de Serviço Social. É um curso que é um farol na nossa sociedade, repleta de injustiças sociais. No entanto, nós temos um grande aparato, que são professores dedicados, docentes formados doutores, com grande valor científico e acadêmico. Os alunos egressos possuem uma empregabilidade muito grande em nossa região”, afirmou.

Jornalismo ALPB

Link da fonte aqui!

Portal de Notícias da Paraíba, Nordeste e Brasil
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.