Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Banco Central lança Pix Automático para pagamentos recorrentes a partir de 16 de junho

Banco Central lança Pix Automático para pagamentos recorrentes a partir de 16 de junho


O Banco Central (BC) anunciou nesta terça-feira (4), em São Paulo, o lançamento oficial do Pix Automático, funcionalidade que permitirá aos usuários agendarem pagamentos recorrentes, como contas de luz, mensalidades escolares, academias e serviços por assinatura, de forma automática e com autorização prévia.

Banner Hair Cap 300 x 250

Banner Seguro Veículo 300×250

Banner 2 Ebooks 300 x 250

A nova modalidade estará disponível a partir de 16 de junho em diversas instituições financeiras, inicialmente com pessoas físicas como pagadoras e empresas como recebedoras. O Banco do Brasil foi a primeira instituição a implementar o serviço, em caráter piloto, no fim de maio.

De acordo com o BC, o Pix Automático funcionará com base em um consentimento único dado pelo pagador, que poderá estabelecer limites de valor, acompanhar notificações prévias à cobrança e cancelar o serviço a qualquer momento. A operação será gratuita para o pagador.

“Com essa ferramenta, 60 milhões de brasileiros que hoje não têm acesso ao cartão de crédito poderão realizar pagamentos recorrentes com segurança e baixo custo”, destacou o presidente do BC, Gabriel Galípolo, durante o evento Conexão Pix, em São Paulo.

Além de representar um avanço em inclusão financeira, a medida promete benefícios diretos às empresas, que poderão realizar cobranças automáticas com menos burocracia e custo reduzido, uma vez que o modelo independe de convênios específicos como ocorre no débito em conta tradicional.

Segundo o diretor de Organização do Sistema Financeiro e de Resolução do BC, Renato Gomes, a modalidade oferece três pilares: comodidade, facilidade e controle. “O consumidor dará o consentimento uma única vez, poderá definir um teto para os pagamentos e terá total autonomia para suspender o serviço quando quiser”, afirmou.

A expectativa do BC é que o Pix Automático também contribua para a redução da inadimplência, já que os pagamentos serão programados diretamente na conta do cliente.

Criado em 2020, o Pix já é amplamente adotado no país. Em 2023, movimentou mais de R$ 26 trilhões em transações, consolidando-se como um dos principais meios de pagamento instantâneo do mundo.



Link da fonte aqui!

Portal de Notícias da Paraíba, Nordeste e Brasil
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.