Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Putin conversa com o Papa e faz acusações contra Ucrânia

Putin conversa com o Papa e faz acusações contra Ucrânia


O presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou nesta quarta-feira (4) que está aberto a uma solução “diplomática” para a gu3rra na Ucrânia. A declaração foi feita em uma ligação telefônica com o Papa Leão XIV, num raro gesto de aproximação com o Vaticano, que vem sendo apontado como possível mediador nas conversas de paz.

Banner Hair Cap 300 x 250

Banner Seguro Veículo 300×250

Banner 2 Ebooks 300 x 250

Apesar do tom conciliatório, o conteúdo da conversa reforça a posição intransigente do Kremlin. Segundo nota oficial, Putin acusou o governo de Kiev de promover uma escalada deliberada do conflito e citou ataques contra infraestruturas civis em território russo, incluindo explosões em ferrovias e atentados com drones contra aviões militares e a ponte da Crimeia.

“O regime de Kiev aposta na escalada do conflito e realiza ações de sabotagem”, disse o comunicado.
“Para alcançar uma solução definitiva, justa e abrangente da crise, é necessário eliminar suas causas profundas.”

Na prática, isso significa que Moscou mantém suas exigências máximas, entre elas:

  • Retirada total das tropas ucranianas de quatro regiões ocupadas;
  • Reconhecimento da anexação russa desses territórios;
  • E a renúncia da Ucrânia à adesão à Otan.

Do lado ucraniano, a condição é clara: cessar-fogo incondicional e retirada russa. Para Moscou, isso representaria apenas uma pausa para que Kiev se rearmasse com apoio do Ocidente — uma tese repetida para justificar a continuidade da ofensiva militar.

Enquanto isso, ataques se intensificam. A Ucrânia reivindicou nas últimas semanas ações contra alvos estratégicos dentro da Rússia, incluindo danos a bombardeiros estratégicos e atentados com explosivos que deixaram mortos e feridos. Moscou vê esses movimentos como provocação direta e retalia com bombardeios em áreas civis e infraestrutura crítica na Ucrânia.

O telefonema com o Papa é, portanto, menos uma abertura de diálogo e mais uma tentativa russa de reforçar sua narrativa diplomática, enquanto os fatos em campo apontam para um conflito cada vez mais arraigado.



Link da fonte aqui!

Portal de Notícias da Paraíba, Nordeste e Brasil
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.