Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Justiça Eleitoral cassa mandatos de prefeito e vice da cidade de Condado, no Sertão da Paraíba

Justiça Eleitoral cassa mandatos de prefeito e vice da cidade de Condado, no Sertão da Paraíba


A Justiça Eleitoral determinou a cassação do prefeito Caio Rodrigo Bezerra Paixão (Republicanos), e do vice-prefeito Francisco Pereira dos Santos Júnior (PSB) da cidade de Condado, no Sertão da Paraíba. A decisão foi tomada pela juíza Isabella Joseanne Assunção Lopes Andrade de Souza, da 51ª Zona Eleitoral, em Patos, nesta quinta-feira (6). 

Os mandatos foram cassados por abuso de poder político e econômico nas eleições de 2024. A ação foi movida pela coligação de oposição “Condado Precisa Mudar” (PDT/PL), que denunciou um suposto aumento expressivo e sem justificativa legal na contratação de servidores temporários pela prefeitura em pleno ano eleitoral — especialmente nos três meses que antecederam o pleito, quando a legislação proíbe esse tipo de admissão, salvo em casos excepcionais e comprovadamente urgentes.

Segundo os autos do processo, o então prefeito Marcelo Bezerra Dantas de Sá teria autorizado a contratação de quase 200 servidores temporários somente em 2024, ano eleitoral, superando a média dos anos anteriores. 

O aumento chegou a 24%, considerando dados do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB), nas admissões nos três meses que antecederam a eleição, descumprindo a Lei das Eleições. 

Além disso, testemunhas ouvidas durante o processo relataram que as contratações tinham fins eleitorais, com indícios de favorecimento a aliados políticos da gestão. Uma das ouvidas foi a presidente do Conselho do Fundeb, Inalda Formiga Soares. A professora afirmou que havia professores concursados disponíveis, mas a prefeitura optou por manter servidores temporários ligados à base política do prefeito. 

O Ministério Público Eleitoral (MPE) emitiu parecer favorável à cassação, destacando que as admissões não foram justificadas por necessidade urgente e configuraram uso indevido da máquina pública para influenciar o voto em um município de pequeno porte, com apenas 5.857 eleitores. 

O prefeito Caio Paixão se manifestou nas redes sociais sobre a decisão da Justiça. Segundo ele, um recurso contra a cassação vai ser apresentado ao Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB). 
“Quero tranquilizar aos nossos eleitores que ao final a Justiça será feita e a vontade da maioria do povo de Condado será soberana”, comentou.

Decisão da Justiça Eleitoral

Na decisão, além da cassação imediata dos diplomas de Caio Rodrigo Bezerra Paixão (prefeito) e Francisco Pereira dos Santos Júnior (vice), também foram determinadas: 

  • A inelegibilidade, por oito anos, de Marcelo Bezerra Dantas de Sá, Caio Rodrigo Bezerra Paixão e Francisco Pereira dos Santos Júnior;
  • A realização de novas eleições para os cargos de prefeito e vice-prefeito do município de Condado;
  • O envio do processo ao Ministério Público para investigação de possíveis crimes eleitorais.

Ainda cabe recurso ao Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), que pode revisar a decisão ou referendar a sentença e determinar novas eleições na cidade.


Post Views: 130



Link da fonte aqui!

Portal de Notícias da Paraíba, Nordeste e Brasil
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.