Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Concerto da Orquestra Sinfônica da Paraíba tem participação de solistas brasileiro e italiano

Concerto da Orquestra Sinfônica da Paraíba tem participação de solistas brasileiro e italiano


A Orquestra Sinfônica da Paraíba apresenta concerto nesta quinta-feira, 23 de outubro, com a participação especial de dois solistas em músicas de Vivaldi, Beethoven e Mendelssohn. São os instrumentistas brasileiro Eltony Nascimento, no flautim, e o italiano Alessandro Borgomanero, no violino.

Com regência do maestro Gustavo de Paco de Gea, o concerto começa às 20h30, na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, no Espaço Cultural, em João Pessoa. A entrada é gratuita, mas o público terá acesso ao concerto com ingresso, que deverá ser retirado na bilheteria da rampa 4, a partir das 19h.

“Uma Noite no Monte Calvo”, do compositor russo Modest Mussorgsky vai abrir a apresentação. Logo após, o solista Eltony Nascimento sobe ao palco para executar, junto com a orquestra, o “Concerto para Flautim e cordas em Dó Maior”, do italiano Antonio Vivaldi.

Depois será a vez do violinista italiano Alessandro Borgomanero, que vai tocar duas músicas: “Romance para Violino e Orquestra Op. 40”, do compositor alemão Ludwig van Beethoven, e “Concerto para Violino e Orquestra Op. 64”, do também alemão Felix Mendelssohn.

O maestro Gustavo de Paco de Gea falou sobre o repertório. “O concerto vai começar com Uma Noite no Monte Calvo, uma obra bastante conhecida, um poema sinfônico do compositor russo Modest Mussorgsky. O autor pensou na ideia de uma noite em um povoado do interior, onde tem uma festa de bruxas. No início, a música é bastante agressiva, com bruxarias e espíritos, até que, em certo momento, na igreja do povoado soa o sino da meia-noite. Toda a bruxaria acaba e a noite se acalma”, explicou, destacando que essa música foi incluída no filme Fantasia, de Walt Disney.

“Em seguida, teremos um concerto para flautim de Antonio Vivaldi, com a presença de um dos solistas da noite, Eltony Nascimento, um dos nossos instrumentistas da Orquestra Sinfônica da Paraíba. É uma obra clássica, barroca, em três movimentos. É impressionante o trabalho que o compositor dá ao brilho das notas e das melodias para um instrumento tão fascinante como o flautim”, observou o maestro.

“Depois, teremos a entrada do nosso segundo solista, que vai ser o Alessandro Borgomanero, grande violinista, que faz concertos em todo o território nacional e também no exterior. A primeira apresentação dele vai ser como solista do Romance em Sol Maior, de Beethoven, uma peça tradicional para o repertório violinístico, muito popular na Europa. E finalmente teremos o concerto, também para violino, de Felix Mendelssohn, uma das obras mais importantes para esse instrumento. Mendelssohn dedicou essa obra a um amigo violinista chamado Ferdinand David. Uma obra virtuosística, também muito conhecida dentro do repertório violinístico mundial”, afirmou.

O flautista pernambucano Eltony Nascimento disse que é com grande entusiasmo que ele se prepara para interpretar o Concerto em Dó Maior para Flautim (RV 443), de Antonio Vivaldi, ao lado da Orquestra Sinfônica da Paraíba. “A expectativa é imensa — não apenas pela beleza luminosa dessa obra, mas também pelo diálogo vibrante entre o solista e a orquestra, que revela toda a genialidade de Vivaldi”, destacou.

“O Concerto em Dó Maior é uma das peças mais emblemáticas do repertório para flautim. Dividido em três movimentos, ele combina brilho, virtuosismo e lirismo barroco. No primeiro movimento (Allegro), a escrita enérgica e saltitante explora a agilidade do instrumento, evocando a leveza do canto dos pássaros. O segundo movimento (Largo) traz um momento de introspecção e beleza pura, onde a melodia parece flutuar sobre o acompanhamento delicado da orquestra. Já o terceiro (Allegro molto) encerra a obra com uma explosão de vitalidade e ritmo, exigindo do intérprete técnica refinada, articulação precisa e controle absoluto do som”, explicou.

“Executar esse concerto é revisitar o esplendor do barroco veneziano, traduzido em uma linguagem atemporal que continua encantando plateias há séculos. Cada nota de Vivaldi parece carregar uma energia viva, solar e espirituosa — um verdadeiro convite à celebração da música”, comemorou o solista.

“O programa que escolhemos para esse concerto, com a minha participação, são dois dos grandes compositores do período romântico alemão, que é Ludwig van Beethoven e Felix Mendelssohn”, disse o violinista italiano Alessandro Borgomanero. “Vou começar com, de Beethoven, o Romance em Sol Maior pra Violino e Orquestra, que é uma peça curta, um romance e um diálogo lindo entre a orquestra e o violino solista, com melodias lentas, lindas, que mostram, justamente, esse início do período romântico, que foi realmente Beethoven que iniciou no final do Século XVIII e início do Século XIX”, explicou.

“Em seguida, eu tocarei, de Mendelssohn, o seu concerto mais conhecido. É o Concerto em Mi menor pra violino e orquestra, que foi composto e teve a primeira execução em Leipzig, na cidade onde Mendelssohn morava. Mendelssohn era regente titular da orquestra de Leipzig e compôs esse concerto para o spala da orquestra, que era um grande violinista da época, Ferdinand David, que foi quem tocou a primeira execução em 1845”, contou o violinista.

“É um Mendelssohn com uma escrita extremamente madura, que começa com uma das melodias mais lindas e conhecidas da história do violino. É um concerto altamente romântico, o tempo inteiro com vários temas, que demonstram um virtuosismo grande, tanto no primeiro quanto no terceiro movimento, e sempre com um diálogo importante com a orquestra. É um dos concertos primordiais que todo violinista estuda. Será uma oportunidade para conhecer e apreciar esse grande concerto pra violino que é o de Mendelssohn. Então, para quem tiver curiosidade de escutar essas obras, dia 23 de outubro, com a Orquestra Sinfônica da Paraíba”, convidou.


Post Views: 11



Link da fonte aqui!

Portal de Notícias da Paraíba, Nordeste e Brasil
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.