Categories: Economia

Comissão aprova projeto que amplia acesso à saúde mental – Notícias


23/10/2025 – 15:25  

Marina Ramos/Câmara dos Deputados

Deputada Laura Carneiro, relatora

A Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que amplia o acesso à saúde mental no Brasil no período pós-pandemia. A proposta prevê a incorporação de mais profissionais da área na rede pública e a articulação de ações para promover o bem-estar nas comunidades.

O texto aprovado é a versão da relatora, deputada Laura Carneiro (PSD-RJ), para o Projeto de Lei 311/24, do deputado Leo Prates (PDT-BA). A relatora elaborou nova redação, levando em conta ainda análise anterior da Comissão de Saúde.

O substitutivo institui a Política Nacional de Promoção do Acesso à Saúde Mental no Brasil no Pós-Pandemia (PNPASMP). Entre os objetivos da política estão a qualificação da formação dos profissionais e a integração entre os diferentes níveis de atenção à saúde, como a atenção básica, especializada e comunitária.

Segundo Laura Carneiro, a proposta é normativa e não afeta receitas ou despesas da União. “A medida deverá gerar efeitos positivos econômicos e fiscais que advêm da ação preventiva e não interventiva”, avaliou a relatora no parecer.

“A situação da saúde mental no Brasil se tornou mais crítica com a pandemia de Covid-19, que trouxe graves consequências para as pessoas”, disse o deputado Leo Prates, autor da versão original, ao defender a criação do programa.

Principais pontos
Pelo texto aprovado, a política nacional deverá ser implementada com base nos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS). A ideia é fortalecer a atenção básica e comunitária como eixos prioritários para a promoção e prevenção em saúde mental, estimulando a participação e o controle social.

A proposta prevê a atuação de psicólogos, psiquiatras, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, enfermeiros, educadores físicos, oficineiros e facilitadores comunitários. Essas equipes atuarão de forma integrada para garantir o cuidado integral e humanizado às pessoas com sofrimento ou transtorno mental.

Além disso, a proposta estabelece diretrizes conforme a Lei da Reforma Psiquiátrica, que trata da proteção e dos direitos das pessoas com transtornos mentais e redireciona o modelo assistencial em saúde mental. Em outros trechos, também incentiva a produção e disseminação de conhecimento científico sobre o tema.

O financiamento das ações previstas ficará a cargo do Ministério da Saúde, que repassará os recursos a estados, Distrito Federal e municípios. Os critérios e procedimentos para isso serão definidos posteriormente pelo Poder Executivo.

Próximos passos
O projeto tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para virar lei, o texto terá de ser aprovado pela Câmara e pelo Senado.

Da Reportagem/RM
Edição – Roberto Seabra



Link da fonte aqui!

Jose Paiva

Escreva uma minibiografia para constar no seu perfil. Essas informações poderão ser vistas por todos.

Recent Posts

DÓLAR: moeda fecha em leve alta com dados de emprego nos EUA e liquidação das commodities

O dólar comercial encerrou o último pregão em leve alta de 0,08% frente ao real,…

6 horas ago

Cícero Lucena destaca avanços da Prefeitura e anuncia a criação de um novo complexo viário no Altiplano

Na abertura dos trabalhos legislativos da Câmara Municipal de João Pessoa, nesta quinta-feira (5), o…

6 horas ago

João Pessoa está entre as 10 cidades brasileiras mais buscadas em pesquisas dos foliões no Google

João Pessoa está em destaque entre as 10 cidades mais requisitadas para curtir o período…

6 horas ago

Procon-JP encontra diferença de R$ 14,90 no preço da fantasia em pesquisa para artigos carnavalescos

Para auxiliar o consumidor folião que pretende participar das prévias carnavalescas da Capital usando adereços…

7 horas ago

Operação da Semob-JP para abertura do Folia de Rua começa às 18h no entorno do Parque Solon de Lucena

A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP) planejou para esta sexta-feira (6), na abertura oficial…

7 horas ago

Sedurb vistoria cemitérios para viabilizar instalação de câmeras de segurança e monitoramento

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), responsável pela administração dos cemitérios públicos em João Pessoa,…

7 horas ago