Cidades

Prefeitura disponibiliza canais de comunicação para acionar serviços do Ruartes para população em situação de rua

O Ruartes, que é o Serviço Especializado em Abordagem Social, é o primeiro ponto de contato com a população em situação de rua. A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Sedhuc), disponibiliza dois canais de comunicação para a sociedade também colaborar, identificando pessoas, seja pedindo esmolas, dormindo nas calçadas, em uso de drogas ou submetidas a qualquer forma de exploração. O aplicativo ‘João Pessoa na Palma da Mão’ e o WhatsApp (83) 98124-6451 são os dois meios mais acessíveis para acionar o Ruartes, que integra a rede municipal de proteção social.

Criado com o propósito de garantir dignidade e cidadania a quem mais precisa, o Ruartes atua diariamente com uma equipe multiprofissional dedicada à busca ativa e abordagem social, identificando necessidades e promovendo encaminhamentos para diversas áreas, como saúde, emissão de documentos, acolhimento institucional, contato com familiares ou até o retorno à família e cidade de origem.

A coordenadora do serviço, Kamylla Alves, explica que as equipes do Ruartes realizam diariamente o trabalho social de abordagem e busca ativa, por meio das demandas espontâneas ou realizadas pela população, e os dois canais, aplicativo e WhatsApp, são duas dessas ferramentas. “São dois canais de resposta rápida, sendo o WhatsApp mais instantâneo e o aplicativo uma ferramenta para somar nesse processo e facilitar o atendimento às demandas, com o período de retorno de até 48 horas”, comenta.

Especializado no atendimento de pessoas em situação de vulnerabilidade e risco social, o Ruartes desenvolve ações voltadas não apenas à oferta de serviços, mas também à reintegração familiar e comunitária. A equipe, composta por educadores, técnicos e pessoal de apoio, como motoristas, que trabalham em dois turnos, diurno e noturno, para garantir presença constante nas ruas e cobertura ampla da cidade.

Transformação social – O secretário municipal de Direitos Humanos e Cidadania da Capital, Diego Tavares, ressalta que mais do que assistência, o Ruartes aposta na arte como ferramenta de sensibilização e transformação social. A meta, segundo ele, é resgatar a cidadania de jovens, adultos e idosos com vínculos familiares rompidos, além de coibir o impacto do abandono por meio da atuação integrada com a rede municipal de proteção social.

“O serviço acredita que por meio de atividades artísticas, culturais e educacionais é possível criar vínculos mais humanos e efetivos, especialmente com crianças e adolescentes, despertando neles o reconhecimento de que são sujeitos de direitos e prioridade absoluta, conforme assegura a Constituição Federal e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)”, observou.

Sobre o serviço – Coordenado pela Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania, o Ruartes compõe uma série de serviços socioassistenciais e que envolvem as proteções sociais básica, de média e de alta complexidades, que são: Centro de Referência de Assistência Social (Cras), na proteção básica; o Centro POP, os quatro Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas), na proteção de média complexidade; e as Casas Adulto I e II, Casa de Passagem da Pessoa Idosa e Casa de Passagem da Família, na alta complexidade.

Além disso, de forma interdisciplinar, também os serviços da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), incluindo os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e o Consultório na Rua, formado por enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, agentes sociais, com o suporte do Conselho Tutelar.

A sede do Ruartes está localizada na Rua Treze de Maio, nº 508, no Centro de João Pessoa. Além do WhatsApp (83) 98124-6451 e do aplicativo ‘João Pessoa na Palma da Mão’, o contato também pode ser realizado pelo e-mail programaruartes@hotmail.com, e os atendimentos são realizados no mesmo dia, de acordo com a disponibilidade da equipe.

secomjp

Jose Paiva

Escreva uma minibiografia para constar no seu perfil. Essas informações poderão ser vistas por todos.

Recent Posts

Representação brasileira analisa na terça acordo entre Mercosul e União Europeia — Senado Notícias

A Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul analisa na terça-feira (10), a partir das 10h,…

30 minutos ago

Projeto cria programa nacional para ampliar acesso à psicoterapia para pessoas vulneráveis – Notícias

06/02/2026 - 14:12   Vinicius Loures/Câmara dos Deputados Agrobom: atendimento qualificado oferece suporte essencial para…

2 horas ago

Projeto torna obrigatória a triagem de autismo em todas as crianças a partir dos 16 meses – Notícias

06/02/2026 - 13:39   Renato Araújo/Câmara dos Deputados Dr. Zacharias Calil: diagnóstico precoce é essencial…

2 horas ago

Projeto inclui expressamente maus-tratos em leis de defesa da criança e do adolescente – Notícias

06/02/2026 - 12:31   Kayo Magalhães / Câmara dos Deputados Eduardo Velloso: objetivo é criar…

3 horas ago

Projeto estabelece diretrizes para atendimento de mulheres com adenomiose no SUS – Notícias

06/02/2026 - 11:24   Vinicius Loures / Câmara dos Deputados Dayany Bittencourt, autora da proposta…

4 horas ago

CPMI do INSS ouve deputado do Maranhão e filho de empresário – Notícias

06/02/2026 - 10:53   Kayo Magalhães / Câmara dos Deputados Reunião da CPMI do INSS…

5 horas ago