Categories: João PessoaNotícias

Projeto Longeviva prepara servidores do IPM-JP para o período de aposentadoria

A aposentadoria é o início de um novo capítulo de vida que exige um planejamento que vai além das questões financeiras. Com olhar atento e sensível, o Instituto de Previdência do Município de João Pessoa (IPM-JP) mantém o projeto Longeviva, desde junho de 2024, para atender aos servidores da Prefeitura de João Pessoa nesse momento de transição. Uma fase de grandes mudanças, que envolvem aspectos emocionais, sociais e de rotina.

“O projeto Longeviva é uma ponte essencial para servidores públicos do IPM-JP que estão aptos a se aposentar, pois oferece apoio na transição para essa nova fase da vida, com foco na longevidade ativa, bem-estar e planejamento financeiro. Uma nova fase da vida que, se bem conduzida, pode trazer novos propósitos e satisfação”, destaca a superintendente do Instituto de Previdência do Município, Caroline Agra.

Ela explica que são realizadas reuniões abordando temas como Saúde Mental, Educação Financeira, Qualidade de Vida – Atividades Físicas e Novos Projetos de Vida e Propósito. “A equipe do Projeto Longeviva realiza reuniões trimestrais com os servidores do IPM-JP que recebem o abono de permanência, que são os servidores que já estão aptos a se aposentarem, mas permanecem em atividade”, explicou.

É o caso de Soraia Dias Monteiro, chefe da Seção de Contabilidade, Orçamento e Finanças do IPM. Embora já reúna condições para se aposentar, optou por continuar trabalhando e contribuindo para o município. “O projeto Longeviva abriu um horizonte de novas informações para o aposentado e segurado. Aquela pessoa que está em vias de se aposentar, como eu, tem acesso a uma gama de informações a respeito do que fazer com o seu dinheiro, como se planejar, tópicos também de cuidados com a saúde, o que fazer após a aposentadoria, sugestões de como se pode encarar essa próxima jornada da nossa vida enquanto cidadãos”, disse.

Ela elogia a iniciativa do Instituto. “O projeto traz essa preocupação de dar o melhor tratamento ao servidor, que é o que nós merecemos, afinal de contas passamos em média 35 anos de nossas vidas prestando serviço a coletividade. Fico feliz por fazer parte dessa política previdenciária”, ressaltou Soraia.

Camila Mariz Maia, chefe da Administração Geral do IPM, destaca o tema dos investimentos inteligentes. “O Longeviva contribui para que esses servidores desenvolvam uma nova consciência sobre a importância de cuidar do futuro, não apenas do ponto de vista da saúde e da qualidade de vida, mas também da sustentabilidade financeira. Por meio de orientações e capacitações o projeto pode ajudar os participantes a entender como aplicar melhor seus recursos, proteger seu patrimônio e se preparar para uma aposentadoria mais segura e tranquila”, destacou.

Para ela, o Longeviva fortalece a autonomia dos servidores nessa nova etapa da vida, incentivando a escolhas conscientes e estratégias que garantam uma vida longa, ativa e financeiramente equilibrada.

Dados IPM – De acordo com dados do IPM-JP, de 2020 a 2025, 1.389 servidores se aposentaram, desses, 1.178 na modalidade ‘Tempo de Contribuição’, seguido por ‘Invalidez’, ‘Idade’ e ‘Aposentadoria Compulsória’. O ano de 2022 concentrou o maior número de aposentadorias, 288.

Felipe Silveira

Link da fonte aqui!

Jose Paiva

Escreva uma minibiografia para constar no seu perfil. Essas informações poderão ser vistas por todos.

Recent Posts

DÓLAR: moeda fecha em leve alta com dados de emprego nos EUA e liquidação das commodities

O dólar comercial encerrou o último pregão em leve alta de 0,08% frente ao real,…

4 horas ago

Cícero Lucena destaca avanços da Prefeitura e anuncia a criação de um novo complexo viário no Altiplano

Na abertura dos trabalhos legislativos da Câmara Municipal de João Pessoa, nesta quinta-feira (5), o…

5 horas ago

João Pessoa está entre as 10 cidades brasileiras mais buscadas em pesquisas dos foliões no Google

João Pessoa está em destaque entre as 10 cidades mais requisitadas para curtir o período…

5 horas ago

Procon-JP encontra diferença de R$ 14,90 no preço da fantasia em pesquisa para artigos carnavalescos

Para auxiliar o consumidor folião que pretende participar das prévias carnavalescas da Capital usando adereços…

5 horas ago

Operação da Semob-JP para abertura do Folia de Rua começa às 18h no entorno do Parque Solon de Lucena

A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP) planejou para esta sexta-feira (6), na abertura oficial…

5 horas ago

Sedurb vistoria cemitérios para viabilizar instalação de câmeras de segurança e monitoramento

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), responsável pela administração dos cemitérios públicos em João Pessoa,…

5 horas ago