Categories: João PessoaNotícias

Cícero Lucena entrega escola bilíngue totalmente reconstruída, com tecnologia de ponta no Oitizeiro, e celebra intercâmbio internacional para alunos e professores

Excelência no aprendizado do segundo idioma, a Escola Bilíngue Dom José Maria Pires, no bairro do Oitizeiro, agora também é referência em tecnologia e inovação — e num prédio praticamente reconstruído. A unidade, entregue nesta quarta-feira (29) pelo prefeito Cícero Lucena, é a 55ª escola reformada e modernizada pela Prefeitura de João Pessoa desde 2021, oferecendo ainda mais conforto, acessibilidade e infraestrutura completa para o ensino de qualidade.

O investimento de R$ 2,7 milhões garantiu a transformação total do espaço, com novas salas de aula, área de convivência, cobertura interligando os blocos, reforma do ginásio, climatização, playground e adequação de acessibilidade. Agora, a escola também conta com Sala Google e Espaço Maker, ambientes de aprendizagem que estimulam a criatividade, o pensamento científico e a experimentação prática — preparando os estudantes para o mundo digital e para as profissões do futuro.

Durante a solenidade, o prefeito Cícero Lucena destacou o novo momento vivido pela Educação da Capital. Usando uma bolsa de viagem alusiva ao projeto de intercâmbio internacional da Prefeitura — que está levando alunos e professores da Rede Municipal de Ensino para experiências no Exterior, incluindo 20 estudantes da Escola Dom José Maria Pires —, o gestor citou a robótica, as parcerias com o Ballet Bolshoi e as inovações tecnológicas como parte do modelo de ensino que está sendo implantado em toda a rede municipal.

“É difícil imaginar a transformação que testemunhamos nesta escola. Ao comparar o estado anterior com a realidade atual, somos gratos pela oportunidade de entregar um espaço que reflete a excelência da nossa gestão. A qualidade do ensino é nossa prioridade, e os resultados são evidentes. Um grupo de 80 crianças que participarão de intercâmbios no Canadá e na Inglaterra este ano, 20 são nossos alunos. Isso demonstra não apenas a beleza e a qualidade das instalações, mas também o investimento em tecnologia, com laboratórios equipados e salas de aula com recursos Google e espaços Maker”, afirmou o prefeito.

A secretária de Educação e Cultura, América Castro, ressaltou que a reconstrução da escola reflete a diretriz central da gestão: unir cultura, lazer, tecnologia e aprendizado em um mesmo ambiente educacional.

“A principal novidade que estamos implementando em nossa rede é essa integração de áreas. Antes, não alcançávamos as metas municipais e nacionais. Agora, nosso foco está dentro das escolas, buscando, além do aprendizado, o desenvolvimento integral dos cidadãos do futuro”, destacou.

Reconhecida pela excelência no ensino bilíngue, a Escola Dom José Maria Pires já forma alunos capazes de se comunicar em inglês. Com a nova estrutura tecnológica, eles passam também a estar preparados para o futuro digital, dominando ferramentas e linguagens que aproximam a educação municipal do que há de mais moderno no mundo.

A diretora pedagógica da unidade, Aline Paes, comemorou o novo padrão de ensino e estrutura que os alunos passam a usufruir. Ela lembrou que, mesmo sendo uma escola recente, o prédio apresentava sérios problemas estruturais, exigindo uma intervenção profunda da atual gestão.

“Quando chovia, a gente não conseguia usar o ginásio, e muitos espaços ficavam comprometidos. Isso, claro, dificultava o aprendizado. Agora temos uma escola nova, com todos os equipamentos — a Sala Google e o Espaço Maker. É um dia muito feliz”, celebrou.

Intercâmbio – O programa João Pessoa no Mundo é um marco na educação municipal, oferecendo oportunidades de intercâmbio para alunos e professores da rede pública. Com 100 vagas — sendo 84 para estudantes e 16 para professores de língua inglesa —, o projeto contempla experiências no Reino Unido e no Canadá, com três semanas de imersão cultural e curso de inglês.

Atualmente, 42 estudantes e 8 professores estão em fase de preparação documental para o embarque ao Reino Unido, previsto para o início de dezembro.

“Além deste primeiro grupo, outro seguirá no próximo ano. O programa é uma oportunidade real de internacionalização e crescimento pessoal e acadêmico para nossos alunos e educadores”, explicou Jonathan Vieira, coordenador do programa João Pessoa no Mundo.

Lilian Moraes

Link da fonte aqui!

Jose Paiva

Escreva uma minibiografia para constar no seu perfil. Essas informações poderão ser vistas por todos.

Recent Posts

Carro capota na PB-004 e adolescente de 12 anos fica gravemente ferida, na Grande João Pessoa

Uma adolescente de 12 anos ficou gravemente ferida após o carro em que ela estava…

5 horas ago

Ibovespa recua forte após sequência de recordes

  O Ibovespa encerrou o último pregão em queda expressiva, refletindo um movimento de realização…

6 horas ago

Juliana Cardoso é eleita presidente da Comissão da Amazônia – Notícias

04/02/2026 - 19:15   Bruno Spada/Câmara dos Deputados A deputada Juliana Cardoso tem ascendência da…

8 horas ago

Dr. Frederico é o novo presidente da Comissão de Legislação Participativa – Notícias

04/02/2026 - 19:10   Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados Dr. Frederico: denúncias de maus-tratos contra animais…

8 horas ago

CCT receberá a pesquisadora Tatiana Coelho de Sampaio em audiência pública — Senado Notícias

Reconhecida por sua pesquisa sobre recuperação de movimentos em pessoas com lesão medular, a professora…

8 horas ago

Projeto que susta a criação de comissões de soluções fundiárias passa na CRA — Senado Notícias

A Comissão de Agricultura (CRA) aprovou nesta quarta-feira (4) a suspensão da criação de comissões…

9 horas ago