Categories: João PessoaNotícias

Prefeitura realiza operação para identificar ligações clandestinas de esgoto e lançamento de resíduos de construção

A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semam) e da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), realizou, na manhã desta quinta-feira (30), uma operação de fiscalização e identificação de lançamentos clandestinos de esgoto em diferentes pontos da cidade. As equipes técnicas estiveram nos bairros de Mandacaru e Colibris, onde foram identificadas irregularidades na rede coletora.

Durante a ação, os técnicos utilizaram um caminhão equipado com sistema a vácuo, capaz de secar a rede coletora e identificar possíveis tubulações clandestinas. Também foi empregada uma câmera robô, que percorre as galerias e detecta a origem dos lançamentos irregulares de esgoto. A operação tem como objetivo proteger os recursos hídricos, garantir o bom funcionamento do sistema de drenagem urbana e coibir práticas que prejudiquem o meio ambiente e a saúde pública.

A ação conjunta faz parte de um programa contínuo de monitoramento e fiscalização ambiental e sanitária, desenvolvido pelas secretarias, que é feito o outros bairros de João Pessoa

Resíduos da construção civil– Os técnicos da Semam também flagraram o descarte irregular de resíduos da construção civil (RCC) no Planalto da Boa Esperança. O material, proveniente de obras particulares, foi depositado em área inadequada, caracterizando infração ambiental.

A Semam reforça que o manejo dos resíduos da construção civil é regulamentado por legislações específicas, como a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/2010), a Resolução Conama nº 307/2002 e o Plano de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil (PGRCC). Essas normas estabelecem responsabilidades para geradores, transportadores e destinadores, além de determinar a correta segregação, coleta e destinação dos materiais.

A Secretaria orienta que os geradores de entulho e restos de obras devem encaminhar os resíduos para locais devidamente licenciados e cadastrados junto à Prefeitura. O descumprimento da legislação pode resultar em multas e outras penalidades ambientais, conforme previsto na legislação municipal.

O secretário de Meio Ambiente, Welison Silveira, destacou que a população pode contribuir com as ações de preservação. “A Semam disponibiliza o telefone 83-9-8214-7473, que é o Acácia, o chatbot da Secretaria. Por este telefone as pessoas podem encaminhar, via Whatsapp, vídeos e fotos com informações sobre as infrações ambientais. Os fiscais do plantão recebem as mensagens e fazem as vistorias. Essa parceria faz toda a diferença nas nossas ações”, concluiu.

Lilian Moraes

Link da fonte aqui!

Lilian Moraes

Recent Posts

Estação das Artes é cedida pela Prefeitura para Governo do Estado instalar Centro de Computação Quântica

O prefeito Cícero Lucena assinou, na tarde desta quinta-feira (4), termo de cessão do prédio…

1 dia ago

Alunos da Rede Municipal de Ensino conquistam 1º lugar nacional no ‘Prêmio MPT na Escola 2025’

Os alunos da Rede Municipal de Ensino de João Pessoa viveram, nesta quinta-feira (4), um…

1 dia ago

Prefeitura de João Pessoa inicia vacinação contra bronquiolite em gestantes

A Prefeitura de João Pessoa iniciou, nesta quinta-feira (4), a vacinação contra o Vírus Sincicial…

1 dia ago

Seinfra encerra a semana com serviços da operação tapa-buraco em 20 bairros da Capital

A Prefeitura de João Pessoa, através da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), segue com a operação…

1 dia ago

Prefeitura de João Pessoa mantém serviços essenciais durante o feriado da próxima segunda-feira

Saúde – A população que necessitar poderá buscar atendimento médico em uma das quatro Unidades de…

1 dia ago

Prefeitura inicia nesta quinta-feira vacinação contra o Vírus Sincicial Respiratório em gestantes

A Prefeitura de João Pessoa inicia, nesta quinta-feira (4), a partir das 12h, a vacinação…

2 dias ago