A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Sedhuc), realizou, nesta quarta-feira (29), o encontro ‘Fortalecendo Parcerias: Orientação para as Organizações da Sociedade Civil (OSCs)’. A reunião aconteceu no Centro de Referência Municipal da Pessoa Idosa, no bairro do Altiplano.
O evento foi voltado para representantes das Organizações da Sociedade Civil (OSCs) e teve como objetivo fortalecer o diálogo e a cooperação entre o poder público e o terceiro setor, promovendo orientações sobre gestão, elaboração de projetos e atuação em defesa da sociedade.
Durante a abertura, o secretário de Direitos Humanos e Cidadania da Capital, Diego Tavares, destacou a importância das parcerias entre o poder público e as entidades, reforçando que a responsabilidade na aplicação dos recursos públicos precisa caminhar junto com o compromisso social. “Nosso papel é ajudar com responsabilidade. As emendas parlamentares são instrumentos importantes, por isso é fundamental que as instituições estejam preparadas e que esse trabalho seja feito em parceria. Como eu costumo dizer, ninguém faz nada só, estamos aqui para ajudar”, ressaltou.
O encontro abordou temas como introdução ao terceiro setor, parcerias com o poder público, captação de recursos e estratégias de fortalecimento institucional. A proposta foi criar um espaço de aprendizado e troca de experiências, contribuindo para a qualificação das OSCs que atuam em diversas áreas sociais do Município.
A diretora executiva do Fundo de Assistência Social (FAS), Ademildes Leal, ressaltou que a ação integra as iniciativas da Sedhuc voltadas à valorização e ao apoio técnico das entidades parceiras, “reforçando o compromisso da gestão municipal com o fortalecimento das políticas públicas e o protagonismo da sociedade civil”.
Entre as participantes, Alzineide de Lima, coordenadora da Aldeias Infantis SOS, avaliou o encontro como um momento essencial de aprendizado e orientação. “Essas capacitações são fundamentais. As emendas parlamentares ajudam muito o trabalho das instituições, mas é preciso saber gerir esses recursos com responsabilidade e transparência. Esse tipo de orientação faz toda diferença no nosso dia a dia”, afirmou.
Representando a comunidade Casa da Paz Maria de Nazaré, Rodrigo Ribeiro destacou o diferencial da Sedhuc no diálogo e na escuta com as organizações. “A Sedhuc é uma secretaria acessível, sempre pronta para tirar dúvidas e apoiar as entidades. Momentos como esse nos ajudam a crescer e fortalecer nossa atuação não só com a Prefeitura de João Pessoa, mas também com outros órgãos e parceiros”, pontuou.
secomjp
O sorteio da Lotofácil concurso 3606 acontece nesta quinta-feira, 05 de fevereiro de 2026, a partir…
05/02/2026 - 18:26 Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados Deputado Antonio Carlos Rodrigues, autor do projeto…
05/02/2026 - 17:34 Vinicius Loures/Câmara dos Deputados José Guimarães defende a criação dos tipos…
05/02/2026 - 16:27 Camila Domingues/Palácio Piratini Usina termelétrica no Rio Grande do Sul, movida…
A CPI do Crime Organizado deve receber na quarta-feira (11), às 9h, o governador do…
A Prefeitura de João Pessoa e o Governo Federal, realizam, nesta sexta-feira (6), um evento…