Categories: Notícias

Banco da Amazônia lança medalha da COP 30 como símbolo de compromisso sustentável


Em celebração à realização da 30ª Conferência das Partes da Convenção das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30) 2025, que ocorre em Belém (PA), o Banco da Amazônia lança uma medalha comemorativa especialmente cunhada pela Casa da Moeda do Brasil.

A peça simboliza o reconhecimento, o compromisso e a esperança em torno da pauta climática global, destacando o protagonismo do Banco da Amazônia no fomento ao desenvolvimento sustentável da região. A entrega da medalha marca um momento de valorização da Amazônia como centro estratégico da agenda ambiental mundial e reforça a missão institucional de conciliar progresso econômico com a preservação ambiental.

Serão entregues 150 unidades da edição limitada da medalha, que irão compor os kits destinados aos chefes de Estado e autoridades presentes na COP 30, como gesto simbólico de reconhecimento e compromisso com a agenda climática e o futuro sustentável da Amazônia.

“Esta medalha representa o elo entre conhecimento, natureza e ação climática. É um tributo à Amazônia, à sua riqueza incomparável e ao papel do Brasil como guardião de um bioma essencial ao equilíbrio do planeta”, destaca Luiz Lessa, presidente do Banco da Amazônia.

Desde a sua criação, o Banco tem atuado como agente estratégico na promoção de cadeias produtivas sustentáveis, no fortalecimento das comunidades tradicionais, na bioeconomia e na transição energética limpa. Por meio de políticas de crédito verde e inovação financeira, a instituição impulsiona projetos que unem desenvolvimento, justiça social e respeito ao meio ambiente.

 

Características

A medalha comemorativa COP 30 apresenta, em seu anverso, as legendas “COP 30 Belém/PA Brasil – 2025” e o logotipo do Banco da Amazônia em tampografia colorida, acompanhados por elementos decorativos inspirados na vitória-régia e nos grafismos indígenas. No reverso, estão as inscrições “A maior riqueza do mundo – Amazônia”, com ilustrações que simbolizam a integração entre fauna, flora e humanidade.

O design é assinado por Monique Porto, com modelagens desenvolvidas pela mesma e por Luiz Henrique Peixoto, em uma criação que celebra a diversidade cultural e natural da região.

Mais do que um objeto comemorativo, a medalha é um convite à responsabilidade compartilhada e um símbolo duradouro do papel transformador que a Amazônia exerce nas discussões sobre o futuro do planeta.



Link da fonte aqui!

Jose Paiva

Escreva uma minibiografia para constar no seu perfil. Essas informações poderão ser vistas por todos.

Recent Posts

Vídeo: Ao vivo: CPMI do INSS vota quebra de sigilos e outros requerimentos – 5/2/25

Vídeo: Ao vivo: CPMI do INSS vota quebra de sigilos e outros requerimentos - 5/2/25…

23 minutos ago

Pacto contra o feminicídio é assinado por representantes dos três Poderes — Senado Notícias

Durante a assinatura do Pacto Nacional Brasil de Enfrentamento ao Feminicídio, na quarta-feira, no Palácio…

1 hora ago

Jovem morre e outra pessoa fica ferida em ataque a tiros na Zona Sul de João Pessoa

Um jovem, de 18 anos, foi morto a tiros no final da tarde da quarta-feira…

2 horas ago

Professor de Karatê m0rre após ser arremessado em acidente na BR-230, na PB

O professor de Karatê, Bruno Cavalcante, de 26 anos, m0rreu em um acidente após colidir…

2 horas ago

CPMI do INSS pode votar quebras de sigilos relacionados ao Banco Master nesta quinta – Notícias

05/02/2026 - 08:00   Rovena Rosa/Agência Brasil Parlamentares pedem informação sobre relação do banco com…

2 horas ago

RJ: Nove municípios recebem máquinas agrícolas para fortalecer a infraestrutura rural

Nove municípios do Rio de Janeiro (RJ) foram contemplados com máquinas agrícolas do Programa Nacional…

5 horas ago