Categories: João PessoaNotícias

Profissionais da Rede Municipal de Saúde são qualificados para atendimento à pessoa com TEA

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está capacitando os profissionais que atuam nos serviços da Rede Municipal para o atendimento às pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA). A qualificação acontece em encontros quinzenais, aos sábados, até o dia 6 de dezembro, na Faculdade Maurício de Nassau.

A ‘Qualificação em Saúde: Atenção Integral à Pessoa com TEA’ tem como objetivo capacitar os profissionais da Rede Municipal de Saúde para compreender o Transtorno do Espectro Autista sob uma perspectiva interdisciplinar, humanizada e baseada em evidências, fortalecendo a atuação clínica e o acolhimento familiar, fortalecendo a Rede Municipal de Atenção, com foco no cuidado integral.

A coordenadora de Educação Permanente e Continuada da SMS, Andréa Carla Brandão, explica que a capacitação é fundamental para a melhoria da qualidade dos serviços de saúde uma vez que visa promover um atendimento integral, humanizado e eficiente. “Atualmente, temos muitos usuários com TEA que necessitam de um olhar integral, humanizado e multidisciplinar. Assim, pretende-se com a junção de vários servidores de diversas formações, em um ambiente de discussão, despertar a troca de saberes que refletirá em uma assistência de melhor qualidade”, comenta.

Participam da ‘Qualificação em Saúde: Atenção Integral à Pessoa com TEA’ cerca de 100 profissionais, inscritos previamente, que atendem esses pacientes nos serviços em que trabalham. O curso está sendo ministrado pela psicopedagoga e especialista em Neurodesenvolvimento no Autismo, Hosana de Freitas Carneiro.

As formações contam com aulas dialogadas, estudos de caso e oficinas práticas, trabalhando em módulos Introdução ao Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Diagnóstico; Desenvolvimento Infantil e Comunicação no TEA; Intervenção Terapêutica Baseada em Evidências; Cuidado Integral e Práticas Interdisciplinares.

Ilana Fonseca, fonoaudióloga da Policlínica Municipal de Mangabeira, viu na oferta do curso a oportunidade de fortalecer seu papel enquanto profissional da Rede Pública de Saúde. Para ela, compreender de forma ampla e integrada as necessidades da pessoa com TEA é essencial para promover um atendimento mais humanizado, inclusivo e eficaz.

“Apesar de ainda no começo, o curso já está proporcionando reflexões sobre a importância da escuta, do acolhimento e do respeito à singularidade de cada indivíduo. Espero ampliar meus conhecimentos técnicos e adquirir novas ferramentas para aprimorar minha atuação clínica e institucional, compreender melhor os fluxos de cuidado voltados à pessoa com TEA, fortalecendo minha capacidade de trabalhar em rede e de articular ações intersetoriais”, comenta a profissional da Rede Municipal, que completa: “Essa capacitação terá um impacto extremamente positivo em minha prática profissional. O curso está me proporcionando uma visão mais ampliada e sensível sobre o cuidado integral à pessoa com TEA e essa experiência certamente contribuirá para um atendimento mais qualificado e humanizado dentro do serviço público do Município”.

Andrea Alves

Link da fonte aqui!

Jose Paiva

Escreva uma minibiografia para constar no seu perfil. Essas informações poderão ser vistas por todos.

Recent Posts

Carro capota na PB-004 e adolescente de 12 anos fica gravemente ferida, na Grande João Pessoa

Uma adolescente de 12 anos ficou gravemente ferida após o carro em que ela estava…

2 horas ago

Ibovespa recua forte após sequência de recordes

  O Ibovespa encerrou o último pregão em queda expressiva, refletindo um movimento de realização…

3 horas ago

Juliana Cardoso é eleita presidente da Comissão da Amazônia – Notícias

04/02/2026 - 19:15   Bruno Spada/Câmara dos Deputados A deputada Juliana Cardoso tem ascendência da…

5 horas ago

Dr. Frederico é o novo presidente da Comissão de Legislação Participativa – Notícias

04/02/2026 - 19:10   Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados Dr. Frederico: denúncias de maus-tratos contra animais…

5 horas ago

CCT receberá a pesquisadora Tatiana Coelho de Sampaio em audiência pública — Senado Notícias

Reconhecida por sua pesquisa sobre recuperação de movimentos em pessoas com lesão medular, a professora…

5 horas ago

Projeto que susta a criação de comissões de soluções fundiárias passa na CRA — Senado Notícias

A Comissão de Agricultura (CRA) aprovou nesta quarta-feira (4) a suspensão da criação de comissões…

6 horas ago