Categories: João PessoaNotícias

Cícero Lucena inaugura ‘Cidade da Imagem-Conventinho’, com objetivo de fortalecer o Centro Histórico com atividades culturais

Depois de revitalizar um dos prédios mais históricos da cidade, o Conventinho, a Prefeitura de João Pessoa inicia a ocupação do espaço por meio de uma parceria com o Banco do Nordeste Cultural e a empresa Cidade da Imagem, de São Paulo. Nesta sexta-feira (14), o prefeito Cícero Lucena inaugurou o projeto que prevê atividades diárias voltadas à economia criativa, além de oficinas, exposições, eventos artísticos e formação de profissionais na área do audiovisual.

Intitulado ‘Cidade da Imagem – Conventinho’, o projeto tem como objetivo transformar o prédio histórico em um hub de atividades culturais e negócios criativos acessível à população. O pontapé ocorreu durante o Ecossistema Musical, que promove shows de artistas paraibanos até domingo (16), com entrada gratuita. Cícero Lucena ressaltou o processo de revitalização do Centro Histórico, onde a Prefeitura avança em projetos de habitação, melhorias de infraestrutura e incentivos fiscais para impulsionar o desenvolvimento. Com o novo Conventinho, a gestão municipal cumpre a missão de devolver o equipamento à sociedade por meio de serviços, cultura e novas oportunidades.

“João Pessoa ganha um espaço cultural com biblioteca, salas de dança e formação de mão de obra, sempre voltado à cultura. O Conventinho se torna um instrumento belíssimo para a cidade, pela sua localização e pelo compromisso histórico de restauro realizado em parceria com a Cidade da Imagem, a Arquidiocese da Paraíba e a própria Prefeitura, cumprindo tudo o que estava previsto. É motivo de muita alegria e certeza de que representa um novo momento para João Pessoa, dentro do compromisso que temos com um futuro cada vez melhor”, afirmou o prefeito.

Parcerias – O vice-prefeito Leo Bezerra destacou a capacidade de a Prefeitura realizar parcerias e o planejamento para transformar o Conventinho em um polo multicultural. “A concretização de um sonho, numa iniciativa que é fruto de uma colaboração com a Arquidiocese, o Governo do Estado, o Iphan, o Iphaep e todos aqueles que, diariamente, contribuem para a construção do futuro de nossa cidade. A perspectiva de sediar grandes eventos e produções cinematográficas nos enche de alegria”, celebrou o vice-prefeito, durante solenidade que também contou com a presença do deputado federal, Mersinho Lucena.

Início das atividades – A CEO da Cidade da Imagem, Sylvia Arone, detalhou que a população ganha um espaço e projeto com teatro, cinema, palco para shows e uma área gastronômica. Tudo estará interligado com a educação. “O bistrô será uma escola, assim como a sorveteria. O espaço será multiuso, com programação gratuita. Além disso, os alunos receberão uma bolsa de estudos no valor de um salário mínimo, como incentivo e apoio ao aprendizado”, explicou Sylvia, ressaltando que a Cidade da Imagem vai gerenciar o espaço, contando com a parceria do diretor de novelas, Jayme Monjardim e o apoio da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), que estava representada no evento através do seu diretor executivo, Marcus Alves.

Fomento cultural – O superintendente do Banco do Nordeste na Paraíba, Rodrigo Araújo, falou sobre a importância do setor cultural para o desenvolvimento como missão. “Esta ação representa a consolidação de uma parceria de sucesso entre o setor público e o privado. No caso do setor público, a Prefeitura Municipal entrega o prédio com sua estrutura espetacular, totalmente restaurada. E, em seguida, entra o setor privado, no caso a Cidade da Imagem e o Banco do Nordeste Cultural, com o objetivo de tornar esta estrutura ainda mais notável, oferecendo atrações e atividades culturais, bem como atividades de formação voltadas para a produção cinematográfica e audiovisual”, afirmou.

Apoio aos negócios – O Banco do Nordeste também projeta um financiamento para empreendedores com taxas atrativas e favoráveis ao desenvolvimento da região do Centro Histórico, segundo explicou Rodrigo Araújo. “De fato, o Banco já realiza essa ação cotidianamente através do nosso Centro Cultural, por exemplo, que possui unidades em diversos locais, incluindo uma em Sousa, na Paraíba. Estimulamos a produção artística local, contratando artistas e adquirindo obras de arte, como pinturas, para o acervo do Banco. Hoje, na inauguração, teremos a oportunidade de apresentar duas exposições do Banco do Nordeste”, concluiu.

Cristina Cavalcante

Link da fonte aqui!

Jose Paiva

Escreva uma minibiografia para constar no seu perfil. Essas informações poderão ser vistas por todos.

Recent Posts

CPMI aprova pedidos de prisão e quebra de sigilos de servidores do INSS e de empresas – Notícias

05/02/2026 - 15:27   Foto: Geraldo Magela/Agência Senado Reunião da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito…

19 minutos ago

Conselho de Comunicação elege presidente e vice na segunda-feira — Senado Notícias

O Conselho de Comunicação Social (CCS) do Congresso Nacional tem reunião na segunda-feira (9), às…

33 minutos ago

CPMI aprova pedidos de prisão e quebra de sigilos de servidores do INSS — Senado Notícias

A CPMI do INSS aprovou, nesta quinta-feira (5), a quebra de sigilo fiscal de servidores…

3 horas ago

Projeto obriga preso a pagar por uso e manutenção de tornozeleira eletrônica – Notícias

05/02/2026 - 12:56   Vinicius Loures/Câmara dos Deputados Célio Studart: proposta combate crime organizado e…

3 horas ago

Professor de creche, professor de verdade — Senado Notícias

Quer receber notificações do portal Senado Notícias? Receber notificações Agora não Link da fonte aqui!

4 horas ago

Proposta institui o Programa Mais Dentistas para o Brasil – Notícias

05/02/2026 - 11:20   Kayo Magalhães / Câmara dos Deputados Maria Arraes, autora da proposta…

4 horas ago