Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

TRE-PB mantém cassação de prefeito de Cabedelo e determina novas Eleições; Vitor Hugo se torna inelegível

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) decidiu nesta segunda-feira (17) manter a cassação do prefeito de CabedeloAndré Coutinho. A decisão foi tomada em sede de recurso após o julgamento em primeira instância, na 57ª Zona Eleitoral, pela juíza Thana Michele Carneiro Rodrigues.

A decisão, no entanto, não será imediata. O advogado Delosmar Mendonça Júnior levantou questão de ordem para que sejam aguardados os prazos de embargos de declaração. Por unanimidade, a questão de ordem foi acolhida para aguardar prazo recursal dos embargos declaratórios.

Nesta segunda-feira (17) o relator do recurso, juiz Kéops de Vasconcelos Amaral Vieira Pires, votou pela manutenção das sentenças dadas em primeira instância, determinando a realização de novas Eleições na cidade.

De acordo com o voto, conforme acompanhou o ClickPB, o juiz declarou que quem deve assumir a Prefeitura de Cabedelo, de forma interina, é o presidente da Câmara de Cabedelo. Foi determinado ainda que o juízo da 57ª Zona Eleitoral seja informado da decisão para efetivar seu cumprimento.

Em seu voto, o juiz Kéops Vasconcelos ressaltou a manutenção das sentenças e provimento parcial ao recurso da  vice-prefeita de Cabedelo, Camila Holanda, mantendo sua cassação, mas afastando as sanções de inelegibilidade e multa. Conforme acompanhou o ClickPB, o relator destacou em seu voto que “a participação de Camila Holanda foi apenas como beneficiária, não cabendo a ela a sanção de inelegibilidade e multa”.

O relator do recurso, Kéops Vasconcelos, enfatizou durante seu voto as provas de que teria havido infiltração de facção criminosa na Prefeitura de Cabedelo, o que acabou influenciando o resultado da Eleição 2024. A Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije), movida pelo Ministério Público da Paraíba, pedia a condenação dos acusados pela prática de abuso de poder político e econômico e captação ilícita de sufrágio.

“Diante de todo o exposto e com base na análise aprofundada do conjunto probatório e dos argumentos recursais, conclui-se que a sentença de 1º grau deve ser integralmente mantida com relação aos recorrentes Vitor Hugo Peixoto Castelliano, André Luiz Almeida Coutinho, Marcio Alexandre Melo e Silva e Flávia Santos Lima Monteiro, e parcialmente no que toca à recorrente Camila Holanda Gomes de Lucena”, finalizou o juiz Kéops Vasconcelos.

O desembargador Aluízio Bezerra Filho discordou do voto do relator e considerou como temerária a sanção de cassação nesse processo. Em seu voto, como acompanhou o ClickPB, o desembargador declarou seu voto “dando provimento integral aos recursos eleitorais” e reformando toda a sentença.

Juiz Keops Vasconcelos é o relator do recurso sobre cassação do prefeito de Cabedelo, no TRE-PB
Juiz Keops Vasconcelos é o relator do recurso sobre cassação do prefeito de Cabedelo, no TRE-PB

O juiz Rodrigo Clemente declarou seu voto no mesmo sentido do relator, Kéops Vasconcelos.  A juíza Renata Barros acompanhou o relator, reconhecendo “ciência e anuência” com os atos ilícitos por parte de André Coutinho. No entanto, magistrada acolheu recurso interposto por Camila Holanda.

O desembargador Oswaldo Trigueiro acompanhou na íntegra o voto do relator.

Resultado do julgamento de Cabedelo no TRE-PB

Com o resultado do julgamento, foram cassados os mandatos do prefeito de Cabedelo, André Coutinho, da vice-prefeita Camila Holanda e do vereador Márcio Silva.

Foi determinada ainda a inelegibilidade pelo período de oito anos do ex-prefeito de Cabedelo, Vítor Hugo Castelliano, e da investigada Flávia Monteiro. Pelo mesmo período também permanecem inelegíveis André Coutinho e Márcio Silva.

Ainda foi determinado pagamento de multa no valor de R$ 40 mil a André Coutinho, Márcio Silva e Flávia Monteiro.

Eleições 2024 em Cabedelo

O prefeito de Cabedelo, André Coutinho (AVANTE) foi eleito em 2024 com 25.966 votos, representando 66,24% do total. O segundo colocado no pleito, Walber Virgolino (PL), obteve 8.413 votos, 21,46% do total.

Também foram votados em 2024 Jacqueline (Podemos), que teve 3.001 votos (7,66%); Rogério Bezerra (Psol), com 1.184 votos (3,02%); Iron Oliveira (DC), que teve 334 votos (0,85%); e Neno Austricliano (PCO), que obteve 299 votos (0,76%);

Em 2024 as Eleições Municipais em Cabedelo foram bastante movimentadas. Entre os meses de outubro e novembro foram deflagradas operações com objetivo de combater a influência do tráfico.

Foram deflagradas duas fases da Operação “Em passant”, que investigava os crimes de constituição de organização criminosa, uso de violência para coagir votos, ameaça, lavagem de dinheiro e peculato, dentre outros.

Portal de Notícias da Paraíba, Nordeste e Brasil
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.