Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Sintep dialoga com vice-governador e secretário de Educação sobre PCCR, Fundef e valorização docente

Integrantes da diretoria do Sintep reuniram-se na última quinta-feira (11) de dezembro com o vice-governador Lucas Ribeiro e o secretário de Educação, Wilson Filho, além de auxiliares das pastas. Representaram o sindicato o coordenador-geral, Felipe Baunilha, e os diretores Antonio Arruda (Sec. de Organização), Greiciane Frazão (Sec. de Assuntos Jurídicos) e Socorro Ramalho (3ª Regional). O encontro discutiu as principais demandas dos profissionais em educação.

WhatsApp Image 2025 12 12 at 08.46.52

O encontro teve como pauta central as principais demandas dos profissionais da educação. Segundo o coordenador-geral, professor Felipe Baunilha, foram debatidos temas como a regulamentação do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR), o reposicionamento dos aposentados e o pagamento correto da Bolsa de Desempenho. Também foram discutidas tratativas sobre a convocação de novos professores prevista para janeiro de 2026, incluindo a correção do piso salarial e a implementação dos novos percentuais de progressão assegurados pelo PCCR.

Outro ponto abordado foi a situação do Fundef e a necessidade de criação de legislação estadual para garantir o recebimento dos recursos a partir de 2027. Baunilha destacou que este foi o primeiro diálogo com o Governo do Estado voltado à regulamentação desses valores futuros.

“É importante salientar que quem representa toda a nossa categoria é o Sindicato das trabalhadoras e trabalhadores em educação. Sempre reforçamos que todas as informações devem ser checadas com o sintep, porque somos nós que estamos há 50 anos na luta em defesa da escola pública e dos profissionais da educação”, afirmou.

Na oportunidade, a direção do Sindicato também solicitou ao vice-governador e ao secretário de Educação a ampliação do período de férias do magistério, de 30 para 45 dias. Segundo o sindicato, a medida é necessária diante da crescente carga de trabalho dos profissionais, que acumulam atividades pedagógicas, burocráticas e extracurriculares ao longo do ano letivo. O Sintep argumenta que a ampliação do recesso contribuiria para a recuperação física e emocional dos docentes, melhorando as condições de trabalho e, consequentemente, a qualidade do ensino oferecido nas escolas públicas.

Portal de Notícias da Paraíba, Nordeste e Brasil
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.