Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Projeto ‘Viva o Centro com Música’ segue com temporada de apresentações em janeiro

O ano começa em grande estilo no Centro Histórico de João Pessoa. Música de qualidade, turismo e patrimônio cultural marcam a nova temporada do projeto ‘Viva o Centro com Música’, que retoma sua programação reunindo atrações consagradas da cena instrumental e do canto lírico, fortalecendo a integração entre turismo, cultura e tecnologia. As apresentações acontecem nesta quarta-feira (7), quinta (8) e na sexta-feira (9), no Centro Cultural São Francisco (CCSF).

A iniciativa integra as ações da Prefeitura de João Pessoa, através da Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secitec), voltadas à valorização do Centro Histórico, ao estímulo ao turismo cultural e à democratização do acesso à música, transformando o Centro Cultural São Francisco em palco permanente para apresentações artísticas gratuitas, abertas ao público e aos visitantes da capital paraibana.

Nas atividades deste mês de janeiro de 2026 se apresenta Rubacão Jazz, uma das mais importantes formações musicais da Paraíba. Nesta quarta-feira (7), às 18h15, o público confere a apresentação do Grupo de Saxofones da Rubacão Jazz, e, na quinta-feira (8), às 18h, a tradicional Big Band se apresenta com sua formação completa.

Criado em 2024, o Grupo de Saxofones da Rubacão Jazz é uma extensão da Big Band e tem como missão difundir a música instrumental para públicos diversos, incluindo turistas que visitam o Centro Histórico. A formação utiliza quatro instrumentos da família do saxofone: soprano, alto, tenor e barítono criando uma rica diversidade de timbres e densidade sonora.

Com versatilidade, o grupo se apresenta em formações que variam de quarteto a octeto, podendo incluir instrumentos percussivos. O repertório passeia por diferentes gêneros e estilos, como samba, choro, suítes, boleros, jazz e frevo, reunindo músicos da Paraíba, Pernambuco e até do Uruguai, o que reforça o caráter plural e multicultural do projeto.

O grupo de saxofones é formado por Andrea Tejera Cabrera (sax-alto), Daniel Matheus Silva de Souza Araújo (Bateria, participação especial), Erick Miguel Silva Almeida (sax-tenor), Euler Marx Facury da Costa (sax-barítono, participação especial), Francisco de Assis Farias Fernandes Júnior (sax-tenor), Isaac da Silva Santos (regência), Ivanildo da Silva Bandeira (sax-tenor, participação especial), Jáckson Aurélio Oliveira dos Santos (sax-soprano), Klauniston Gomes Ferreira (sax-alto) e Moisés Rodrigues da Silva (sax-alto).

Repertório diferenciado – O maestro da Big Band Rubacão Jazz, Alexandre Magno, destaca que a abertura da temporada mantém a tradição do grupo de interpretar clássicos do jazz da costa leste norte-americana, além de composições de grandes nomes como o trombonista e maestro Glen, músicas paraibanas do maestro Villô, obras da música brasileira e composições do trombonista americano John Fedchock. O encerramento fica por conta de clássicos do frevo, reforçando a identidade nordestina.

A banda também se apresenta no formato combo, formação típica do jazz que combina bateria, contrabaixo e piano, permitindo improvisos, variações e diálogos musicais entre os instrumentistas, marcas fundamentais da linguagem jazzística.

Ópera e música de câmara – A programação segue com o Curta Ópera PB, grupo de canto lírico paraibano que nasceu em 2024 a partir das apresentações no próprio projeto ‘Viva o Centro com Música’. O grupo se apresenta na quarta-feira (7), com a Camerata Curta Ópera, e na sexta-feira (9), com o espetáculo ‘A Ópera dos Feijões Mágicos’.

Formado pelos cantores Izadora França, Leonardo Domingos, Klaiton D’Araújo e Eduardo Cunha Lima, além de pianistas selecionados a cada temporada, o Curta Ópera PB é conduzido pelo professor e maestro Carlos Anísio. As apresentações acontecem na nave central do CCSF, com repertório voltado à música de câmara, criando uma experiência estética que une acústica, arquitetura e interpretação vocal.

Música, turismo e ocupação do Centro – O projeto ‘Viva o Centro com Música’ dialoga diretamente com o programa ‘Viva o Centro a Pé’, parceria da Prefeitura de João Pessoa com o Centro Cultural São Francisco, que promove visitas guiadas aos principais pontos históricos da cidade, como a Igreja do Carmo, Igreja da Misericórdia, Hotel Globo, Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves, Mosteiro de São Bento e outros.

A proposta integra ações de requalificação urbana, melhoria da iluminação, restauração de prédios históricos e realização de eventos culturais, consolidando o Centro Histórico como espaço vivo, acessível e atrativo para moradores e turistas.

Serviço:

Apresentações do projeto ‘Viva o Centro com Música’

Quarta-feira (7)

Grupo de Saxofones – Rubacão Jazz

Camerata Curta Ópera

Quinta-feira (8)

Big Band Rubacão Jazz

Sexta-feira (9):

A Ópera dos Feijões Mágicos (Curta Ópera PB)

Horário: A partir das 18h

Local: Centro Cultural São Francisco, no Centro Histórico

Entrada gratuita

Estacionamento gratuito por trás da igreja

secomjp

Portal de Notícias da Paraíba, Nordeste e Brasil
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.