Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa chama atenção para acidentes com águas-vivas

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) traz um alerta para os banhistas que frequentam o litoral de João Pessoa. Nesta época do ano, entre os meses de dezembro e março, ocorre uma maior incidência de águas-vivas nas praias pessoenses. É justamente no período do verão onde estes animais invertebrados marinhos se reproduzem nas águas mais quentes e claras, com um pico de ocorrências que pode se estender até abril.

A Unidade de Pronto Atendimento (Upa) Oceania, situada à Avenida Flávio Ribeiro Coutinho (Retão de Manaíra), presta atendimento para estes tipos de casos. Para se ter ideia, nos últimos 30 dias foi registrado um aumento de 20% a 30% no número de atendimentos por acidentes com águas-vivas. Os profissionais de saúde chamam atenção para os riscos e destacam os cuidados que a população deve ter caso venha a ter contato com esses animais nas praias.

“A primeira opção ao ter contato com uma água-viva é lavar o local afetado com a própria água do mar de forma corrente, enfatizando que precisa ser bastante água corrente e salgada, sem esfregar o local afetado. Uma segunda opção é lavar de forma corrente com ácido acético 5%, que é o nosso popular vinagre. Pode ser também necessária a remoção mecânica dos tentáculos e, em casos de lesões maiores, até outros tipos de tratamentos médicos para queimaduras”, orientou Heitor Bandeira, médico e responsável técnico da Upa Oceania.

O que não deve fazer – De acordo com o profissional, é igualmente importante saber o que não deve ser feito após o contato com uma água-viva, a exemplo de não aplicar urina e nem água doce no local, assim como também não esfregar a região afetada com as mãos ou toalhas, pois pode piorar a disseminação do veneno e dos tentáculos.

“Pode também ser necessária fazer a remoção mecânica dos tentáculos e, em casos de lesões maiores, fazer outros tipos de tratamentos médicos para queimaduras. Se isso ocorrer, pode levar a vítima para as Upas, que daremos seguimento ao tratamento”, completou o médico.

secomjp

Portal de Notícias da Paraíba, Nordeste e Brasil
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.