O Senado começa a analisar neste ano o projeto de lei que cria o Programa de Combate e Prevenção ao Câncer de Pele, voltado à orientação de pescadores e trabalhadores rurais de todo o país sobre os riscos da doença e as formas de prevenção. O PL 6.624/2025 tem origem no Projeto de Lei 1.264/2011, de autoria do deputado Cleber Verde (MDB-MA). O texto foi aprovado pelos deputados no final de 2025.
A proposta reconhece que esses profissionais estão entre os mais expostos à radiação solar, fator de risco diretamente associado ao desenvolvimento do câncer de pele. O programa prevê ações educativas permanentes, com campanhas informativas sobre o uso de equipamentos de proteção individual, como chapéus, roupas adequadas e protetor solar, além de orientações para a identificação precoce de sinais suspeitos na pele.
De acordo com o texto, o programa também deve abranger o apoio a pesquisas científicas e tecnológicas, por meio de parcerias com universidades, sindicatos, organizações não governamentais e entidades médicas.
Caberá ao governo federal, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), a regulamentação e a execução do programa, incluindo a definição das estratégias de implementação e articulação com estados, municípios e entidades parceiras.
A proposta deverá ser despachada para as comissões temáticas do Senado a partir de fevereiro.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
Você notou linhas vermelhas que se movem na pele e coçam muito? Isso pode ser…
O preço do café arábica abre esta segunda-feira (2) em queda de 0,65%, com a saca de 60…
A segunda-feira (2) terá comportamentos distintos do tempo nos estados da Região Sul do…
A segunda-feira (2) será marcada por tempo instável em toda a Região Centro-Oeste do…
A segunda-feira (2) será marcada por instabilidade em toda a Região Sudeste do país. …
A mais recente atualização do Monitor de Secas, referente à comparação entre os meses de…