Paim defende redução da jornada de trabalho e fim da escala 6×1 — Senado Notícias


O senador Paulo Paim (PT-RS), em pronunciamento no Plenário nesta terça-feira (3), defendeu a aprovação de propostas que reduzem a jornada de trabalho semanal e põem fim à escala 6×1. Paim destacou a proposta de emenda à Constituição de autoria dele que estabelece no máximo 40 horas por semana, sem redução salarial, e prevê novas reduções ao longo do tempo. A PEC 148/2015 já foi aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e está pronta para análise do Plenário.

— Sublinho: fim da escala 6×1 [seis dias trabalhados e um de descanso] e adoção da jornada de trabalho de 40 horas semanais, jornada 5×2. Em um segundo momento, a proposta prevê a redução de uma hora por ano até chegarmos às 36 horas semanais. A longo prazo, teríamos então a escala 4×3. Isso é uma tendência mundial, significa menos rotatividade, menos acidentes, mais qualidade de vida, mais tempo com a família, mais qualificação profissional e também mais empregos — disse. 

O senador explicou que outras proposições com o mesmo objetivo tramitam no Congresso e disse que a prioridade deve ser a causa, independentemente de quem for o autor. Ele citou dados e avaliações de entidades e especialistas para sustentar que a redução da jornada pode ter impacto econômico positivo e beneficiar milhões de trabalhadores formais. Também relatou experiências adotadas por países e empresas que já implementaram a escala 5×2.

— O fim da escala 6×1 no Brasil representa uma das maiores transformações sociais e trabalhistas da história do país, ampliando o bem-estar e a dignidade da classe trabalhadora. Trata-se de um avanço civilizatório, compatível com a Constituição e com os direitos humanos. O mais importante é a causa: fazer justiça à classe trabalhadora, assegurando qualidade de vida, mais tempo com a família e maiores oportunidades — declarou.

Paim ainda lamentou a morte do frade franciscano Frei Sérgio Antônio Görgen, dirigente histórico do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA). O senador destacou a trajetória do líder na defesa da soberania alimentar, da justiça social e dos direitos dos pequenos agricultores. 

— Sua ausência deixa um silêncio pesado na caminhada do povo do campo, mas seu legado de soberania alimentar, dignidade camponesa e justiça social permanece vivo em cada semente crioula lançada à terra — declarou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)



Link da fonte aqui!

Jose Paiva

Escreva uma minibiografia para constar no seu perfil. Essas informações poderão ser vistas por todos.

Recent Posts

Projeto garante “Teste da Mãezinha” gratuito para gestantes no SUS – Notícias

03/02/2026 - 21:17   Kayo Magalhães / Câmara dos Deputados Silas Câmara, autor da proposta…

1 hora ago

Átila Lira é eleito presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação da Câmara – Notícias

03/02/2026 - 20:40   Bruno Spada/Câmara dos Deputados Deputado Átila Lira A Comissão de Ciência,…

2 horas ago

Presidente do Senado anuncia prioridade para projetos sobre maus-tratos a animais — Senado Notícias

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, informou que a Secretaria-Geral da Mesa vai avaliar e…

2 horas ago

Comissão avalia proibição da venda de alimentos ultraprocessados em escolas — Senado Notícias

A Comissão de Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor (CTFC) analisa nesta quarta-feira (4)…

3 horas ago

depoimento de Daniel Vorcaro deve acontecer após o Carnaval — Senado Notícias

Inicialmente previsto para quinta-feira (5), o depoimento do dono do Banco Master, Daniel Vorcaro, à…

3 horas ago

Max Lemos é eleito presidente da Comissão de Trabalho – Notícias

03/02/2026 - 19:11   Renato Araújo/Câmara dos Deputados Max Lemos, novo presidente da comissão O…

3 horas ago