CDH adia análise de cota em universidade para egresso de programa de acolhimento — Senado Notícias

A Comissão de Direitos Humanos (CDH) adiou nesta quarta-feira (11) a votação do projeto de lei que reserva vagas em universidades públicas para adolescentes que deixam programas de acolhimento institucional, aos 18 anos, sem terem sido adotados. A proposta estava entre os 19 itens da pauta, mas não houve quórum para deliberação. O texto poderá ser analisado na próxima reunião do colegiado.

Do senador Jorge Kajuru (PSB-GO), o PL 1.983/2021 determina que, em cada instituição federal de ensino superior, sejam reservadas vagas em proporção no mínimo igual à de pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência. Na falta de dados do Censo referentes a egressos de programa de acolhimento institucional, serão considerados os números coletados pelos conselhos estaduais dos direitos da criança e do adolescente, diz o texto. As cadeiras remanescentes serão completadas por estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

Foi adiada ainda a votação de projeto que cria o Programa Transformação Digital para Ribeirinhos, Quilombolas e Comunidades Indígenas. De autoria do senador Jader Barbalho (MDB-PA), o PL 1.153/2025 busca capacitar as comunidades para que acessem tecnologias da informação e comunicação por meio da internet. 

Outra proposta que será analisada em outro momento é o PL 781/2022, do senador Romário (PL-RJ), que estabelece atendimento individualizado periódico na educação especial, na educação de jovens e adultos e no ensino remoto. 

O texto altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, que hoje já prevê apoio especializado na escola regular para estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação. O projeto explicita que o apoio especializado deve incluir o atendimento individualizado periódico e se estender à educação de jovens e adultos (EJA) e ao ensino remoto.

Também ficou para a próxima reunião da CDH a análise de oito requerimentos que tratam de realização de audiências públicas, solicitações de informações e diligências. Entre os pedidos de audiência, está a sugestão da presidente do colegiado, senadora Damares Alves (Republicanos-DF), de discutir a garantia dos direitos humanos no campo, no contexto do desenvolvimento científico, da expansão do agronegócio e dos desafios da sustentabilidade socioambiental (REQ 29/2026 – CDH). 

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Link da fonte aqui!

Jose Paiva

Escreva uma minibiografia para constar no seu perfil. Essas informações poderão ser vistas por todos.

Recent Posts

Por falta de acordo, sessão do Plenário não terá votações nesta quarta-feira

Bruno Spada / Câmara dos Deputados Deputados não chegaram a acordo sobre os itens na…

51 minutos ago

Comissão aprova projeto que restringe prisão preventiva de agentes de segurança em serviço – Notícias

11/02/2026 - 12:53   kayo Magalhães/Câmara dos Deputados General Girão: proposta não afrouxa o controle…

3 horas ago

Projeto restringe prisão preventiva de agentes de segurança em serviço – Notícias

11/02/2026 - 12:05   Renato Araújo / Câmara dos Deputados Coronel Assis é o autor…

4 horas ago

Fim da escala 6×1 ganha força no Congresso e acende alerta no setor produtivo

Data de publicação: 11 de Fevereiro de 2026, 12:00h, Atualizado em: 11 de Fevereiro de…

4 horas ago

CDH analisa classificação indicativa de músicas obrigatória – 11/2/26 — Senado Notícias

Quer receber notificações do portal Senado Notícias? Receber notificações Agora não Link da fonte aqui!

5 horas ago

Projeto considera prática abusiva o atraso na entrega ou cancelamento de compra após o pagamento – Notícias

11/02/2026 - 10:49   Kayo Magalhães / Câmara dos Deputados Jonas Donizette: é inaceitável que…

5 horas ago