O prefeito Cícero Lucena anunciou, nesta quinta-feira (11), a posse da nova turma com 52 aprovados no concurso da Guarda Civil Metropolitana no próximo mês. A declaração ocorreu durante a solenidade de formatura dos novos guardas civis de João Pessoa. A medida permitirá que os novos agentes iniciem os trabalhos voltados à preservação do patrimônio público e ao reforço da segurança na Capital. Na ocasião, o gestor também autorizou a convocação da terceira turma para o início do curso de formação.
Com isso, das 200 vagas previstas no concurso público realizado pela Prefeitura de João Pessoa em 2024, o Município passa a contar com duas turmas em operação — uma iniciando a formação e outra que será chamada de forma gradativa, a solenidade aconteceu no auditório da faculdade Uniesp.
Cidadania e cuidado – O secretário de Segurança Urbana e Cidadania, João Almeida, parabenizou os formandos, disse que eles estão vão reforçar a corporação que hoje dispõe de tecnologia de ponta, a exemplo da Central de Monitoramento, drones, ônibus, viaturas, armas e um grande aparato. No entanto, ele defendeu que o cuidado seja de forma humanizada, com cidadania.
“Tive a oportunidade de compartilhar algumas experiências em sala de aula, tentei transmitir em algumas horas de instrução. Não temos dúvidas da força, da vibração e da capacidade dessa turma, tampouco da dedicação ao trabalho. Portanto, não tenho dúvidas de que, com a força que possuem, alcançarão seus objetivos”, desejou aos formandos durante a solenidade.
Parceria com a PRF – Presente na solenidade, o superintendente da PRF, Pedro Ivo, disse que a entidade já desenvolve parceria com a Guarda Civil Metropolitana e que será estendida por meio da tecnologia e inovação, com as câmeras de monitoramento em toda a cidade, principalmente nas rodovias. “Com a colaboração da PRF, será implementada uma robusta estrutura digital de segurança na BR-230, iniciativa que serve de modelo nacional. Essa conquista reflete os resultados da gestão, tanto da administração central quanto da equipe de secretários e lideranças. A PRF se coloca à disposição para inovar e apoiar as iniciativas locais”, afirmou.
Cumprimento do Estatuto – comandante da Guarda Civil Metropolitana, Vitor Freire, explicou que, com a promulgação da Lei nº 13.022, que estabelece seu Estatuto, a corporação passou por uma reestruturação. Este estatuto definiu etapas obrigatórias para a formação dos guardas, incluindo um curso com mais de 420 horas.
“Esse curso visa capacitá-los para atuar em diversas áreas, como proteção ao meio ambiente, à mulher, à criança, ao idoso e aos bens municipais. Os servidores, agora formados, estão prontos para contribuir com seus conhecimentos. Em colaboração com os equipamentos do programa João Pessoa Smart City e demais servidores, sua atuação representa um importante reforço para a segurança pública”, afirmou o comandante.
Momento especial – Thales Barbosa, que foi o orador da turma, agradeceu a oportunidade de ingressar na Guarda por meio de concurso que reconheceu a capacidade e dedicação aos estudos. Ele também se disse preparado para servir. “Foi uma longa jornada, um trabalho árduo que agora nós concluímos uma etapa importante. Porque estamos prontos para servir, nos dedicar ainda mais”, afirmou o novo guarda civil metropolitano.
Pai, mãe e filho estão entre as cinco vítimas de um acidente entre um carro e…
O sorteio da lotofácil concurso 3614 acontece neste sábado, 14 de fevereiro de 2026, a partir das…
O crédito rural empresarial, no período do Plano Safra 2025/2026, apresentou desempenho positivo. Entre julho…
A síndrome da fibromialgia (FM) é uma síndrome clínica que se manifesta com dor no…
O dólar comercial encerrou o último pregão em alta de 0,57% frente ao real, cotado…
Um corpo de um homem foi encontrado na manhã desta sexta-feira (13) às margens da BR-101, na…