Termina nesta sexta-feira (7), às 23h e 59 minutos, o prazo para se inscrever no Enem 2024. A data vale também para quem quer usar o nome social ou ter atendimento especializado. As provas serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro.
Os participantes não isentos devem pagar a taxa de inscrição de R$ 85 até a próxima quarta-feira, dia 12. O boleto pode ser obtido na Página do Participante, no site do Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, e pago por Pix, cartão de crédito, débito em conta corrente ou poupança.
Este ano, em razão das enchentes no Rio Grande do Sul, os estudantes que moram lá terão o prazo ampliado para se inscrever.
O Ministério da Educação informa que haverá novo calendário para esse público, que também não vai pagar pela inscrição.
O MEC também anunciou que os estudantes do terceiro ano que participam do programa Pé-de-meia e que comparecerem aos dois dias de prova do exame vão ganhar R$ 200 extra. O dinheiro será depositado na conta-poupança onde o aluno recebe os demais valores do programa.
O Enem é a principal porta de entrada para a educação superior. Com a nota obtida no exame, candidatos podem concorrer a vagas em universidades públicas por meio do SISU, o Sistema de Seleção Unificada, bem como em instituições de ensino particulares. Além disso, é possível participar do Prouni, o Programa Universidade para Todos e do Fies, o Fundo de Financiamento Estudantil.