Um mês antes de morrer, Pelé dedicou algumas palavras à mãe, na altura em que celebrou o 100.º aniversário: “Desde criança, ela ensinou-me o valor do amor e da paz. Eu tenho muito mais de uma centena de motivos para agradecer por ser o seu filho. Partilhos estas fotos convosco, com muita emoção por celebrar este dia. Obrigado por todos os dias ao seu lado, mãe”, escreveu na altura o ex-futebolista, uma das maiores figuras do desporto brasileiro e mundial.
Para além de Pelé, Celeste Arantes teve ainda mais dois filhos: Jair, que morreu em 2020, e Maria Lúcia, que atualmente estava responsável pelos cuidados da mãe.
Entretanto, através da página do perfil oficial de Pelé no Instagram, que é gerida pela Pelé Foundation, surgiu uma reação oficial: “É com profundo pesar que informamos o falecimento da mãe de Pelé, Dona Celeste. Uma referência como mãe, que ensinou valores humanitários que o Edson difundiu e defendeu por toda a sua jornada. Hoje os sentimentos se misturam. Lamentamos profundamente a despedida da “Celestinha”, como seu filho carinhosamente a chamava. Enquanto, ao mesmo tempo, seremos eternamente gratos por ela ter existido. A Pelé Foundation envia todo seu afeto e solidariedade à família Arantes do Nascimento. Que encontremos conforto nessas lindas imagens, pois por trás de cada ídolo que conhecemos há uma mãe que fornece toda a estrutura necessária para alcançarmos os nossos sonhos. Dona Celeste é a mãe-rainha e estará para sempre carinhosamente guardada nas nossas memórias e corações”, pode ler-se.