Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Itamaraty instrui embaixadora a não comparecer à proclamação da vitória de Maduro

Itamaraty instrui embaixadora a não comparecer à proclamação da vitória de Maduro


O Itamaraty enviou uma orientação à embaixadora do Brasil na Venezuela, Gilvânia Maria de Oliveira, para que ela não compareça, nesta segunda-feira (29/7), à proclamação da vitória de Nicolás Maduro. A instrução foi dada pelo ministro das Relações Exteriores, chanceler Mauro Vieira.

A recomendação foi feita após o governo brasileiro adotar uma postura cautelosa em relação às eleições venezuelanas. Autoridades internacionais têm exigido transparência e, em sua maioria, não reconheceram imediatamente o resultado da suposta reeleição de Maduro.

Em comunicado, o Itamaraty informou que aguarda a publicação dos dados desagregados por mesa de votação pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE) da Venezuela, considerando este um “passo indispensável para a transparência, credibilidade e legitimidade do resultado do pleito”. O site do conselho continua fora do ar. Essa mesma demanda por dados foi feita anteriormente por Estados Unidos, países da Europa e da América Latina.

O assessor-chefe da Assessoria Especial da Presidência do Brasil, Celso Amorim, também expressou incômodo pela falta de transparência no processo eleitoral venezuelano. Amorim afirmou que o governo brasileiro prefere aguardar a divulgação dos dados antes de se manifestar sobre o resultado das eleições.

Enviado à Venezuela a pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Amorim retornará ao Brasil na terça-feira (30/7). Ele ressaltou que, sem a verificação das atas de votação, “fica difícil reconhecer” a transparência do pleito.



Link da fonte aqui!