Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Ações de reflorestamento na cidade do RJ contarão com drones e IA

Ações de reflorestamento na cidade do RJ contarão com drones e IA


Drones e inteligência artificial (IA) serão usados nas ações de reflorestamento na cidade do Rio de Janeiro. A tecnologia vai ajudar a reflorestar áreas de difícil acesso e de encostas. O equipamento tem a capacidade de lançar, por dia, sementes em uma área de 50 hectares, o que equivale aproximadamente a 50 campos de futebol. O projeto-piloto será realizado na Floresta da Posse, em Campo Grande, na zona oeste. 
 
De acordo com a secretária de Meio Ambiente e Clima do município, Taína de Paula, os impactos serão sentidos no prazo de dois a cinco anos, tempo necessário para que as plantas cresçam.   
 
O objetivo é aumentar a capacidade de reflorestamento atual de 45 hectares para 60 a 80 hectares por ano. Além de outros efeitos, a secretária destaca que o reflorestamento vai permitir que a população sofra menos com as ondas de calor. 
 
A prefeitura vai investir R$ 27 mil em uma espécie de aluguel do drone, em uma parceria com a startup franco-brasileira Morfo. Serão usadas apenas sementes de Mata Atlântica, vegetação nativa da região. A Morfo vai atuar também na seleção de sementes. Segundo o CEO da startup no Brasil, Grégory Maitre, algumas sementes são inclusive encapsuladas para melhor aproveitamento do plantio. 
 
A gerente do programa Mutirão Reflorestamento, Camila Rocha, explica que o uso dos drones não vai substituir iniciativas de reflorestamento já existentes, como os mutirões em comunidades. 
 
Ainda de acordo com a Prefeitura do Rio, uma equipe com duas pessoas e um drone pode replantar 100 vezes mais rápido um campo do que se fossem utilizados os métodos tradicionais. Além disso, em uma ação, pode-se contar com pelo menos 20 espécies nativas a um valor até cinco vezes mais barato. 
 
Com informações da Agência Brasil



Link da fonte aqui!