Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Emlur motiva colaboradores com evento da campanha Janeiro Branco

Emlur motiva colaboradores com evento da campanha Janeiro Branco


“Uma dose de pensamento positivo hoje dá coragem a sua mente amanhã”. Com frases motivacionais como essa, que valorizam a vida e estimulam a atenção à saúde mental e emocional, o setor Psicossocial da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) realizou evento alusivo à campanha Janeiro Branco, nesta quinta-feira (25).  

O tema da campanha é ‘Saúde mental enquanto há tempo’ e, segundo o superintendente da Emlur, Ricardo Veloso, o objetivo é que as pessoas não deixem para depois o cuidado com as suas emoções. “Passamos grande parte do nosso dia no ambiente de trabalho, então, nada mais justo do que darmos essa atenção à saúde mental dos nossos colaboradores, não só nos meses de janeiro ou setembro, mas durante o ano inteiro”, destacou.  

Quem passou pelo cruzamento da Avenida Minas Gerais com a Avenida Amazonas, no Bairro dos Estados, conferiu a animação dos servidores dos setores Psicossocial e de Arte e Cultura (Diac) destacando o tema da campanha Janeiro Branco. Eles distribuíram bolas e laços brancos e fizeram um pit stop com uma faixa contendo a frase ‘A vida pede equilíbrio’.  

O momento contou com a animação do grupo musical da Emlur, Baticumlata, que apresentou um repertório diferente. Em vez das canções sobre a sustentabilidade, as músicas cantadas eram motivacionais, com foco no amor, perdão e nas relações humanas. Quem também se apresentou foi o grupo musical do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Gutemberg Botelho, que tocou músicas do ritmo carimbó para animar os participantes.  

Trabalhar emoções – A coordenadora do setor Psicossocial da Emlur, Adriana Guedes, destaca que o objetivo da campanha é estimular as pessoas a trabalharem suas emoções. “Do mesmo jeito que as pessoas vão à academia de ginástica para melhorar a saúde física, elas devem trabalhar sua saúde mental. Na Emlur, fazemos um momento de desabafo com os servidores que precisam de atendimento por situações de estresse, e isso vem funcionando, mesmo que eles não queiram um acompanhamento frequente”, explica ela.  

A servidora Verônica Vieira assistiu a toda programação e acha importante o lembrete de cuidar da saúde mental. “Todo mundo tem problemas, mas é preciso procurar ajuda para resolver e buscar a felicidade. Já passei por situações difíceis, mas a cada dia é necessário uma superação”, conta.  

O grupo de teatro da Emlur, Arte do Riso, declamou mensagens motivacionais, enfatizando que cada um tenha foco em si até que possa dizer: “agora sim está tudo bem”.  

Adoecimento – A psicóloga do Caps Gutemberg Botelho, Sâmya Duarte, ressaltou, em sua palestra, que o adoecimento mental ocorre aos poucos, sendo de grande importância o olhar para si. Caso os momentos de tristeza e depressão tornem-se frequentes, é preciso procurar ajuda profissional. “É necessário tratar a origem dos problemas. Portanto, antes de a situação se agravar, é preciso cuidar e também prevenir, buscando atividades que proporcionem alegria e bem-estar”, frisou.  

A Emlur disponibiliza atendimento psicológico aos servidores e seus familiares, incluindo cônjuges e companheiros, pais e filhos. O agendamento é feito no Setor Psicossocial, localizado na sede da Emlur. O atendimento é de segunda a quinta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Às sextas-feiras, o serviço é prestado apenas pela manhã.  

Em abril do ano passado, a Presidência da República instituiu a Campanha Janeiro Branco, dedicada à promoção da saúde mental, por meio da lei nº 14.556 de 25 de abril.  



Link da fonte aqui!