Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Vereador explica novo sistema de marcação de procedimentos a ser implantado na Rede Municipal de Saúde

Vereador explica novo sistema de marcação de procedimentos a ser implantado na Rede Municipal de Saúde


Segundo Bruno Farias (Cidadania), o novo sistema será mais eficiente, rápido e dinâmico

O líder da bancada da situação na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), vereador Bruno Farias (Cidadania), usou seu pronunciamento na sessão desta terça-feira (20) para explicar o novo sistema de marcação de consultas, exames e cirurgias a ser implantado na Rede Municipal de Saúde.

Bruno Farias explicou que até pouco tempo os usuários podiam marcar os procedimentos diretamente nas policlínicas, mas agora é preciso ir a uma Unidade de Saúde para a solicitação ser encaminhada para a regulação. “Ocorre que, quando as cirurgias, procedimentos e exames são realizados sem passar pela regulação, a prefeitura não recebe os recursos necessários. Só recebe quando esses procedimentos são oficializados via regulação”, explicou.

Porém o parlamentar explicou que um novo sistema de marcação de procedimentos vai ser implantado. “O sistema vai ser mais eficiente, mais rápido e mais dinâmico. No mesmo dia da solicitação, o cidadão já sairá com a data da consulta. É um avanço que a prefeitura estará implementando”, explicou o vereador, lembrando que hoje o cidadão obtém o retorno com a data do procedimento até cinco dias após a solicitação.

Bruno Farias ainda sugeriu uma descentralização do sistema de marcação dos procedimentos. “Minha sugestão é que na própria policlínica haja um núcleo para solicitar a marcação de consultas, que possam ser levadas à regulação e a prefeitura possa receber pelos procedimentos”, propôs. E complementou: “É uma forma de darmos um caráter mais formal à tramitação desses processos”, explicou.

O presidente da CMJP, vereador Dinho (Avante) e os vereadores Zezinho Botafogo (PSB) e Carlão (PL) demonstraram preocupação no possível acúmulo de procedimentos na fase de migração para o novo sistema. Emano Santos (PV) destacou que é preciso facilitar e melhorar a dinâmica também no processo de internamento dos usuários.

“Irei levar essas preocupações à gestão porque sei que o propósito, força, luta, meta e toda a energia desses grandes gestores são no sentido de melhorar o serviço de saúde de nossa cidade”, afirmou Bruno Farias, referindo-se ao secretário de saúde Luís Ferreira e à secretária executiva Janine Lucena.



Link da fonte aqui!