Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Taiwan: equipes de resgate procuram sobreviventes após terremoto

Taiwan: equipes de resgate procuram sobreviventes após terremoto


Em Taiwan, equipes de resgate procuram por sobreviventes do terremoto de magnitude 7.4 que atingiu grande parte da ilha nesta quarta-feira (2).

Até agora, foram confirmadas nove mortes e mais de 900 feridos.

Foi o tremor mais forte a atingir Taiwan em 25 anos e chama a atenção o número relativamente baixo de vítimas. 

O tremor foi sentido pouco antes das 8h desta quarta-feira (3), horário local, e sacudiu o estúdio de uma emissora de televisão durante a transmissão de um telejornal. A apresentadora precisou se equilibrar e interromper o noticiário para dar o alerta do terremoto ao vivo.

Câmeras de segurança registraram os estragos em diferentes localidades. O epicentro do terremoto foi registrado a 18 km ao sul da cidade de Hualien, na costa leste de Taiwan. Mas com magnitude de 7.4 e profundidade de cerca de 15 km, foi forte o suficiente para ser sentido em quase toda a ilha, incluindo a capital Taipei, a mais de 100 km de distância.

Alertas de tsunami chegaram a ser emitidos no Japão e nas Filipinas, mas cancelados depois.

O tremor foi o mais forte a atingir Taiwan desde 1999, quando 2.400 pessoas morreram. De lá pra cá a ilha investiu em construções adaptadas, o que ajuda a explicar a pequena quantidade de vítimas do tremor atual. A maioria morreu em deslizamentos nas íngremes montanhas da costa leste, onde também estão a maior parte dos que ficaram presos em túneis e rodovias destruídos.

A presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen, disse que o governo está a coordenando esforços para responder ao desastre.

A administração da Ilha, que é considerada um território autónomo mas é classificada como província rebelde pela China, agradeceu mas recusou a oferta de ajuda de Pequim. Outros países como o Japão também ofereceram apoio.

*Com informações da Agência Reuters. 



Link da fonte aqui!