Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Pacheco defende refinanciamento da dívida dos estados com a União

Pacheco defende refinanciamento da dívida dos estados com a União


O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, defendeu, nesta quinta-feira (11), que empresas públicas possam ser federalizadas para abater dívidas de estados com o governo federal.

Após reunião com representantes do governo de Minas Gerais, Pacheco disse que está construindo uma proposta para dialogar com o Ministério da Fazenda.

O presidente do Senado quer que o refinanciamento da dívida ocorra como no programa de Refis, que refinancia dívidas de contribuintes privados.

A ideia é a diminuição do valor devido com transferência de ativos dos governos estaduais para União, revisão de juros e contrapartidas de investimentos. Rodrigo Pacheco avalia que essa é uma saída que pode ser negociada com o governo federal.

Na próxima segunda-feira, o presidente do Senado vai se reunir com os governadores do Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul e de Goiás para avançar na proposta de renegociação a ser encaminhada para o governo federal.

No final de março, o ministro da Fazenda apresentou uma proposta de redução das dívidas dos estados com a contrapartida de ampliação do ensino técnico estadual.

Segundo o Ministério da Fazendo, a dívida dos estados chega a R$ 740 bilhões, sendo quase 90% desse valor de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Minas Gerais.



Link da fonte aqui!