Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Marielle foi assassinada para proteger interesses da milícia, diz PGR

Marielle foi assassinada para proteger interesses da milícia, diz PGR


A denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República ao Supremo Tribunal Federal conclui que o assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes, em 2018, teve como motivação a proteção de interesses econômicos de milícias e a intimidação de atividades políticas de oposição. De acordo com o parecer, os irmãos Brazão, presos em março deste ano, são acusados de homicídio e organização criminosa.

Segundo a PGR, o crime foi premeditado e executado com o objetivo de dificultar qualquer chance de defesa por parte de Marielle e Anderson. Além disso, destaca-se o engajamento da vereadora em projetos de regularização de terras para comunidades de baixa renda, o que gerou conflitos com grupos ligados aos irmãos Brazão, dada a presença de milícias em áreas sob disputa no Rio de Janeiro.

A denúncia também ressalta o suposto envolvimento do ex-chefe da Polícia Civil do Rio, Rivaldo Barbosa, que teria fornecido orientações para a execução do crime.

Além dos irmãos Brazão, foram denunciados por homicídio Ronald Paulo de Alves Pereira, conhecido como Major Ronald, e o ex-policial militar Robson Calixto Fonseca, ambos presos. Major Ronald é acusado de monitorar a rotina de Marielle antes do assassinato, enquanto Robson Calixto Fonseca é apontado como assessor de Domingos Brazão no Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro e responde por organização criminosa.

Os denunciados também são responsabilizados pela tentativa de assassinato de Fernanda Chaves, então assessora de Marielle, que estava no carro no momento do ataque e sobreviveu.

As defesas de Chiquinho Brazão, Rivaldo Barbosa e Domingos Brazão declararam não ter tido acesso à denúncia apresentada pela PGR. Já a defesa do Major Ronald afirmou ter sido surpreendida pela denúncia. Ainda não houve resposta da defesa de Robson Calixto.



Link da fonte aqui!