Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Casos de abandono de animais, em Fortaleza, preocupam veterinários

Casos de abandono de animais, em Fortaleza, preocupam veterinários


É notório o aumento de casos de abandono de animais em Fortaleza. Muitas pessoas desconhecem que essa prática é crime. Atualmente, a pena é de dois a cinco anos de prisão, multa, além da proibição de o agressor ter a guarda de animais.

O presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Ceará, Francisco Atualpa Júnior, fala sobre as causas de abandono de animais.

“Muitas vezes a população não está preparada. Então, compra um animal porque acha bonito, muitas vezes, ele tem um porte grande, ele é um animal, como por exemplo o labrador, que é muito ativo, ou ele é um animal como os braquicefálicos, tipo o bulldog francês, que tem a carinha achatada, amassada e aí vão promover a qualquer momento sons, como se fossem roncados, e a pessoa se desgosta. Ou é um animal pouco ativo ou muito ativo. Enfim, ele não entra na compatibilidade com a família e ela trata como simples objeto. Não era eu esperava, não era o que eu queria. Ou o animal envelheceu, ou é muito danado. Então são as mais diversas circunstâncias possíveis e imagináveis”, enumera.

Denúncia sobre maus tratos e animais podem ser feitas ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Ceará e pelo WhatsApp (85) 99127-2092.

O presidente do Conselho explica as consequências do abandono de animais e a importância da posse responsável.

“A pessoa só pode e deve ter um animal quando ela estuda aquele tipo, aquela raça. Ela tem consciência que aquele animal ele vai ter que estar com ela até o resto da vida. O abandono de animais pode trazer diversas consequências à saúde, pode promover problemas de saúde entre os próprios animais, pode promover um desequilíbrio ecológico… os problemas podem ser os mais diversos possíveis”, explica.

Se a pessoa presenciar envenenamento, mutilação, agressão, entre outras atitudes suspeitas, a animais de qualquer espécie, deve-se dirigir a delegacia de polícia mais próxima para realizar o boletim de ocorrência. Além disso há disponíveis de telefones (85) 3101-3545 e 181.

 



Link da fonte aqui!