Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

SP renova contrato de câmeras corporais da PM por seis meses

SP renova contrato de câmeras corporais da PM por seis meses


O governo de São Paulo renovou o contrato de mais de 3.100 câmeras corporais usadas pela PM, até junho deste ano.  

A renovação por seis meses vem em meio a declarações do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, de que não irá ampliar o programa de uso de câmeras por parte da PM no estado, o chamado Olho Vivo, argumentando que não amplia a segurança do cidadão. Houve um corte de R$ 37 milhões para o programa no orçamento previsto para este ano. Atualmente são usadas mais de 10 mil câmeras operacionais portáteis. O estado tem um efetivo de mais de 93 mil policiais. 

Em 2023, a letalidade policial voltou a subir no estado. Até novembro do ano passado, a secretaria de Segurança Pública registrou 313 pessoas mortas por PMs em serviço, número que supera as 256 mortes registradas em 2022. 

Entidades que acompanham a segurança pública dizem que o uso das câmeras é um elemento que ajuda a diminuir a letalidade policial. Uma pesquisa do Fórum Brasileiro de Segurança Pública mostrou diminuição de mais de 62% da letalidade policial de 2019 para 2022. As câmeras corporais foram introduzidas no estado em 2020. 

Em nota, a Secretaria de Segurança Pública afirmou que há dois contratos vigentes no programa de câmeras corporais e ambos poderão ser ampliados, e que as renovações contratuais levam em consideração recursos tecnológicos oferecidos e as vantagens econômicas ao poder público. 

* Com informações da Agência Brasil.



Link da fonte aqui!