Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Fiocruz deve apresentar teste rápido para doença de Chagas

Fiocruz deve apresentar teste rápido para doença de Chagas


Pesquisadores da Fiocruz Bahia estão próximos de apresentar um novo exame que diminui o tempo para o diagnóstico e dá um resultado mais preciso para quem sofre da doença de Chagas. O paciente com sintomas que busca o Sistema Único de Saúde (SUS) atualmente passa por dois exames sorológicos, num intervalo de 21 dias, para que seja identificada a existência do protozoário Trypanosoma cruzi, responsável pela doença na corrente sanguínea.  

A infecção pela doença de Chagas acontece por meio da picada do inseto, conhecido como barbeiro. A doença tem duas fases: uma aguda, muitas vezes assintomática, ou com sintomas semelhantes a de uma virose; e, uma fase crônica, em que o doente pode apresentar problemas digestivos e cardiológicos graves. Como explica o cardiologista Fausto Stauffer. 

“Uma vez que eu deixei passar a fase aguda e não tratei ali o Trypanosoma cruzi com a droga específica, infelizmente, ele sofre a fase crônica da doença. E aí na fase crônica, eu só vou tratar realmente já os efeitos que essa doença já teve no meu organismo. Se for do ponto de vista cardiológico, a gente tem paciente que realmente acaba indo a óbito por causa da insuficiência cardíaca causada pela doença de Chagas”.

O Exame único, batizado de Teste Rápido Bio Manguinhos, quer oferecer um resultado minutos após a coleta de sangue e acabar com resultados inconclusivos e falso-positivo. 

Fred Luciano Santos explica a atual fase dos estudos. “Hoje a Fiocruz já produz esse teste, ele já está à disposição do Ministério da Saúde, né? Ele já existe registro na Anvisa. A única coisa que tá faltando para esse teste tá na na na atenção primária em saúde no Brasil é um ministério incorporar a tecnologia junto ao SUS, aí em que fazer uma avaliação de custo efetividade, de impacto orçamentário, e também uma avaliação de desempenho.  Essa avaliação de desempenho, nós já fizemos o ministério ano passado”. 

Para essa avaliação de custo e resultado, os exames rápidos para diagnóstico da doença de Chagas serão aplicados na população de duas cidades do interior da Bahia.  A previsão é que esta etapa ocorra no próximo mês de março.  

Segundo o pesquisador, a partir dos resultados, serão realizadas análises de custo-efetividade de impacto orçamentário para que o novo teste seja incorporado ao SUS. 

*Com produção de Joana Lima e Dayana Vitor, da Rádio Nacional em São Luís, Madson Euler 



Link da fonte aqui!