07/02/2024 – 12:29
Bruno Spada / Câmara dos Deputadas
Integrantes da Mesa Diretora e líderes partidários indicaram os homenageados
A Câmara dos Deputados entregou nesta quarta-feira (7) a Medalha Mérito Legislativo de 2023, a mais alta homenagem oferecida pela Casa. Ao todo, 37 pessoas escolhidas por integrantes da Mesa Diretora e pelos líderes partidários foram agraciadas com a comenda e um diploma de menção honrosa.
O presidente da Câmara, deputado ((Arthur Lira)), destacou a “abrangente representatividade dos homenageados”, que inclui juristas, políticos, religiosos, professores e outras figuras proeminentes de diversos setores da sociedade. “Essa lista de homenageados é o espelho de nossa pluralidade e ressalta o imperioso papel dessa Casa de atuar de forma aberta”, disse Lira durante a sessão.
Lira afirmou ainda que a Medalha Mérito Legislativo é um “elo fundamental entre o Poder Legislativo e os indivíduos e entidades que, por meio de suas ações, contribuem para o engrandecimento do Brasil”.
Diversidade
A segunda-secretária da Câmara, deputada Maria do Rosário (PT-RS), afirmou que a medalha “é uma honraria concedida pelo próprio povo brasileiro”, já que tem origem na “Casa do Povo”. Ela disse ainda que a diversidade dos agraciados é reflexo da composição da Câmara.
“Nós, aqui no Parlamento, respeitamos a todos e todas, porque o Parlamento é feito dessa diversidade”, disse Rosário. Cabe à Segunda-Secretaria a organização da cerimônia de entrega da Medalha Mérito Legislativo.
Homenageados
A lista de agraciados inclui nomes como os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes e André Mendonça; o governador de Minas Gerais, Romeu Zema; os ex-deputados federais Gonzaga Patriota e Miro Teixeira e a ex-deputada federal Irma Passoni.
Eles receberam a comenda das mãos do parlamentar responsável pela indicação. Alguns homenageados não puderam comparecer, como o jogador Vinícius Júnior (Real Madri), que foi representado por Karoline Vasconcelos.
In Memoriam
Também foram homenageados o ex-deputado Manoel Junior (PB) e a líder do quilombo Pitanga dos Palmares, Maria Bernadete Pacífico (mãe Bernardete). Ambos morreram no ano passado e foram representados por familiares na sessão solene.
Reportagem – Janary Júnior
Edição – Rodrigo Bittar