A cidade de Guarulhos, na Grande São Paulo, registrou uma morte por dengue nesta terça-feira (6). Trata-se de uma mulher de 104 anos, de acordo com informações da Secretaria Municipal da Saúde.
Dessa forma, já são quatro mortes confirmadas este ano por dengue no estado e mais de 28 mil casos comprovados. Em todo o ano de 2023, foram registrados 318 mil casos e 284 óbitos por dengue.
E para combater a doença, o governo do estado criou nesta terça-feira o Centro de Operações de Emergências, que vai monitorar a situação da dengue no estado e apoiar os municípios na adoção de medidas mais efetivas.
De acordo com o governador em exercício, Felício Ramuth, serão destinados R$ 200 milhões aos 645 municípios paulistas para que eles possam desenvolver tanto atividades preventivas, a exemplo de campanhas de conscientização, visitas e orientações às escolas, como ações diretas de combate, com uso de fumacês e visitas as residências da população.
Nesse sentido, o presidente do Conselho dos Secretários Municipais da Saúde, Geraldo Reple, fez um apelo para que as pessoas abram as portas para a entrada dos agentes de saúde.
A campanha será intensificada durante o carnaval, nas estações de trens, metrôs e canais do Detran, com criação do bloco carnavalesco simbólico “Unidos contra a Dengue”. Ainda de acordo com o governo do estado, o Instituto Adolfo Lutz receberá investimentos para que os resultados de testes sorológicos saiam o quanto antes.
Também foi criado um painel dengue.saude.sp.gov.br onde serão disponibilizados dados atualizados sobre o número de casos e a distribuição geográfica deles em todo o estado.