Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Sapucaí: conheça os enredos de Porto da Pedra, Beija-Flor e Salgueiro

Sapucaí: conheça os enredos de Porto da Pedra, Beija-Flor e Salgueiro


Com a ajuda do triângulo, instrumento comum no forró, a escola de samba Porto da Pedra volta este ano aos desfiles do grupo especial, abrindo no domingo de carnaval com o enredo “Lunário Perpétuo – A profética do saber popular”.  

O Lunário é um almanaque formado por saberes populares que remetem à era medieval. O astrônomo e naturalista espanhol Jerónimo Cortés transcreveu esses saberes em 1594, e o livreto ganhou notoriedade no velho continente, ao servir como conselheiro e orientador de homens e mulheres de forma esotérica, cultural e social.  

Chegou ao Brasil com a família real, e durante 200 anos foi o livro mais lido no Nordeste brasileiro, como explica o carnavalesco Mauro Quintaes. 

A vermelho e branco de São Gonçalo vai fazer uma homenagem ao brincante Antônio Nóbrega, multiartista pernambucano que representa o Lunário Perpétuo no contemporâneo. Nóbrega considera essa homenagem um presente. 

Já a Beija-Flor, segunda escola do grupo especial a desfilar no domingo, vai levar para avenida o enredo “Um delírio de carnaval na Maceió de Rás Gonguila”, uma homenagem a cidade de Maceió por meio do personagem Benedito ou Rás Gonguila.

O carnavalesco da agremiação, João Vitor Araújo, detalha a vida desse personagem, um filho de escravizados que acreditava ser descendente da realeza da Etiópia e a importância dele para a formação do carnaval de Maceió. 

Ya Temi Xoa! Em Yanomami significa “Ainda estou vivo” e é dessa forma que o Salgueiro canta na avenida a defesa dos povos originários e da natureza, através da cultura Yanomami.

A vermelho e branco da Tijuca é a terceira escola a entrar na Marquês de Sapucaí e traz o enredo “Hutukara”, do carnavalesco Edson Pereira. O enredista do Salgueiro, Igor Ricardo, destaca que a missão da escola é mostrar a essência do povo Yanomami. 

Mais três agremiações desfilam no domingo de Carnaval: Grande Rio, Unidos da Tijuca e Imperatriz. 



Link da fonte aqui!

Portal de Notícias da Paraíba, Nordeste e Brasil
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.