Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Lula estimula contribuições para os refugiados da Palestina

Lula estimula contribuições para os refugiados da Palestina


O presidente Lula disse, nesta quinta-feira (16), que o Brasil vai fazer novos depósitos em dinheiro à Agência das Nações Unidas para os refugiados da Palestina no Oriente Médio. A afirmação foi feita durante a sessão extraordinária da Liga dos Estados Árabes, no Cairo, capital do Egito.

Lula também estimulou todos os países a manter e reforçar suas contribuições.

No início deste ano, mais de 15 países suspenderam o financiamento à agência após denúncias de envolvimento de funcionários nos ataques surpresa do grupo palestino Hamas a Israel, em 7 de outubro do ano passado. O episódio desencadeou uma ofensiva israelense contra os terroristas do Hamas em territórios palestinos.

Estados Unidos, Reino Unido, França, Canadá, Austrália e Itália são alguns dos países que já suspenderam novos recursos à agência das Nações Unidas para os refugiados da Palestina no Oriente Médio.

A ONU informou que rescindiu os contratos com 12 supostos envolvidos nos ataques a Israel e abriu investigação.

Os terroristas do Hamas mataram no território israelense mil e duzentos civis, entre homens, mulheres, crianças e idosos, além de militares. E fizeram ainda centenas de reféns.

Em resposta, os ataques de Israel resultaram em 20 mil mortos também entre homens, mulheres, crianças e idosos, além dos próprios terroristas.

Para Lula, a reação israelense é desproporcional e indiscriminada.

O presidente lembrou ainda que o Brasil foi o primeiro país latino-americano a receber o status de observador na Liga dos Estados Árabe, composta por 22 países.

E disse que quer aprofundar a parceria e o comércio com países pobres e emergentes.

Lula está em viagem ao Egito, e também vai à Etiópia, para reforçar a agenda internacional do Brasil junto aos países africanos.

De acordo com o presidente, a balança comercial do Brasil com países da Liga Árabe passou de US$ 5,4 bilhões em 2022 para US$ 30 bilhões de dólares em 2023. 

*Com apuração de Oussama El Ghaouri



Link da fonte aqui!