A Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) recolhe os resíduos de poda de árvores da programação diária de coleta e atende a situações causas pelas chuvas desta madrugada de sexta-feira (16). A Emlur é responsável pela coleta do material, após a realização da poda pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb).
O superintendente da Emlur, Ricardo Veloso, explica que as secretarias e órgãos da Prefeitura estão alinhados para garantir o bem-estar da população. “Damos esse suporte à Sedurb, bem como à Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, nas situações que possam surgir”. No caso das árvores que caíram sobre fios da rede elétrica, a poda depende da interrupção da energia elétrica pela empresa concessionária do serviço, a Energisa Paraíba.
Na programação desta sexta-feira (16), a coleta de resíduos de poda de árvores é feita nos bairros de Miramar, Tambauzinho, Expedicionários, Torre, Jaguaribe, Centro, Planalto da Boa Esperança, Parque do Sol, Cidade Maravilhosa, Jardim Planalto, Bairro dos Novais, Cruz das Armas e Oitizeiro.
Prevenção – Ricardo Veloso destaca que a Emlur vem fazendo um trabalho preventivo de limpeza de canais e calhas na cidade de João Pessoa, com a retirada de excesso de vegetação e de resíduos descartados irregularmente nas vias públicas, para evitar obstrução do sistema de drenagem. Nesta sexta-feira (16), a equipe está no Parque Parahyba 2 (Bessa). Anteriormente, o local atendido foi o canal da praia da Penha.
“Apelamos à população que não faça o descarte irregular de resíduos. Solicitamos que as pessoas evitem descartar materiais nas ruas e calçadas. Com as chuvas, isto pode causar obstrução, gerando alagamentos e transtornos a todos”, destaca o superintendente da Emlur.
Zeladoria – Os serviços de roçagem e capinação são realizados em nove bairros: Bessa, Cabo Branco, Pedro Gondim, Torre, Castelo Branco, Portal do Sol, Valentina, Centro e Cristo Redentor. Nas praias, os fortes ventos da madrugada moveram a areia para a calçadinha e a ciclofaixa. Os agentes fixos de varrição do local já estão contornando a situação.
A coleta de resíduos diversificados – materiais misturados com terra, restos de capim, resíduos da construção civil, móveis e resíduos domiciliares descartados irregularmente nas ruas – é feita nos bairros de Ernesto Geisel, Cuiá, Bancários, Mangabeira, Cristo Redentor, Jaguaribe, Alto do Mateus, Ilha do Bispo, Miramar, Tambauzinho, Expedicionários e Torre.
A população pode solicitar os serviços da Emlur pelos telefones 3213 4237 e 3213 4238 e pelo aplicativo João Pessoa na Palma da Mão. Outra opção é pelo site da Prefeitura de João Pessoa, na plataforma Prefeitura Conectada, no endereço