Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

DPU recomenda câmeras corporais na captura dos 2 fugitivos em Mossoró

DPU recomenda câmeras corporais na captura dos 2 fugitivos em Mossoró


A Defensoria Pública da União recomenda que os profissionais envolvidos na operação de captura dos fugitivos do presídio federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte, usem câmeras corporais. E que as câmeras sejam usadas assim que houver a captura, durante o transporte dos detentos de volta à penitenciária e, se for necessária locomoção para exame de corpo de delito ou audiência de custódia.

A defensora pública-chefe em Mossoró, Rogena Ximenes, argumentou, em ofício, que o Estado é responsável por garantir os direitos fundamentais daqueles que estão foragidos, independentemente das sentenças ou da repercussão criminal.

E, no nono dia de buscas, continuam chegando a Mossoró, nesta quinta-feira (22), os agentes da Força de Segurança Nacional, que foram autorizados pelo Ministério da Justiça.

Eles se somam aos outros 500 policiais militares, civis, federais e rodoviários federais que já trabalham na busca de Rogério da Silva Mendonça e Deibson Cabral Nascimento.

Os fugitivos cumpriam pena pelos crimes de homicídio, roubo, latrocínio, tráfico de drogas e organização criminosa.

Além de Mossoró, as buscas se estendem a Baraúna, uma cidade com 28 mil habitantes e grandes áreas de zona rural, próximas da divisa com o Estado do Ceará.

Moradores relatam que o “clima na cidade está tenso”; e publicaram fotos, em redes sociais, de agentes de segurança percorrendo as ruas do município.

Mariana Lages, moradora de Baraúna, testemunhou que as polícias vêm realizando buscas em diversas casas da cidade desde a semana passada.

Nessa quarta-feira, a Secretaria Nacional de Políticas Penais divulgou uma série de medidas de intensificação das rotinas de segurança nas cinco penitenciárias federais do país.

As revistas em todas as celas e pátios serão diárias; serão instalados refletores, lâmpadas e luminárias; e haverá melhorias de iluminação no interior das celas.

Também haverá ajuste no sistema de videomonitoramento e o mapeamento das grades nos espaços verticais com ausência de laje. Além de medidas estruturais, o documento pede reforço de policiais penais, nas cinco sedes e nas rondas externas de vigilância.

 



Link da fonte aqui!