Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Tempestade e outros fenômenos reforçam nuvens de chuva na Paraíba e precipitação no Sertão deve persistir até próxima semana

Tempestade e outros fenômenos reforçam nuvens de chuva na Paraíba e precipitação no Sertão deve persistir até próxima semana


As chuvas que vêm sendo registradas no Sertão da Paraíba nos últimos dias devem persistir até o início da próxima semana. No estado, a tempestade Akará, mesmo distante, exerce influência na formação de nuvens carregadas e, por isso, também deve chover no Litoral. A previsão é da meteorologista Morgana Almeida, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). 

“Até pelo menos o início da próxima semana, as chuvas deverão persistir no Sertão, embora, no fim de semana, as pancadas devem ficar mais isoladas. Por outro lado, no Litoral, a expectativa é de aumento das chuvas, especialmente a partir do domingo”, observa. 

Ela explica que, na última semana, as áreas de instabilidade, que são as nuvens de chuva, foram favorecidas pela atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e também pela presença de um sistema de baixa pressão atmosférica. “É um ciclone que evolui para a tempestade tropical Akará”, diz. 

Morgana verifica que, embora a Akará esteja no oceano Atlântico, afastada da costa do Brasil, contribui para reforçar o alinhamento das nuvens de chuva. Mas, segundo ela, a partir desta sexta-feira (23), haverá mudança nesse cenário com o enfraquecimento do sistema de baixa pressão e, consequentemente, dissipação e o avanço de um vórtice ciclônico de altos níveis (VCAN)”.

Esse novo quadro, conforme a meteorologista, poderá causar chuvas mais fortes na próxima madrugada e nesta sexta-feira no leste. No interior, as chuvas poderão ficar mais mal distribuídas. 

“Porém, no fim de semana e início da próxima semana, continuaremos com a ZCIT atuando e um aumento do transporte de umidade do oceano para o continente, padrão que poderá causar chuvas fortes no leste entre segunda (26) e terça-feira (27)”, acrescenta.

Morgana Almeida afirma que, embora esteja chovendo, ainda estamos sob a influência do fenômeno climático El Niño, que já esteve mais forte e está enfraquecendo. “Tal fenômeno, desfavorece as chuvas no Nordeste do país de maneira geral. O próximo trimestre, março, abril e maio, é o mais importante em termos de contribuição percentual de chuva anual do centro e oeste da Paraíba. Ainda se prevê irregularidades nas chuvas, apesar de o El Nino estar enfraquecendo”, completou.

Fonte: clickpb



Link da fonte aqui!

Portal de Notícias da Paraíba, Nordeste e Brasil
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.